Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

Paciente de 25 anos com história de dor torácica súbita, encontra-se chocado (PA de 70/30 mmHg e frequência cardíaca de 120 bat/min) com enfisema subcutâneo na região cervical, sem lesões aparentes dos lábios ou da boca. Qual seria a principal suspeita diagnóstica:

A
infarto agudo do miocárdio
B
lesão cáustica do esôfago
C
síndrome de Boerhaave
D
mediastinite
E
síndrome de Mallory-Weiss
As principais ações de atendimento na Atenção Primária à Saúde são realizadas através dos 'Programas de Saúde'. Assinale a alternativa que corresponde ao objetivo desses programas.
Um paciente de 64 anos vinha fazendo rastreamento para o câncer de próstata anualmente. Apresentava queixas de sintomas obstrutivos do trato urinário inferior de discretas para moderadas. O PSA oscilava em torno de 1,0. O toque retal mostrava próstata e 30 g, lisa, parenquimatosa, sem nódulos. No último retorno, um ano após o último exame, os sintomas praticamente não se alteraram. O toque retal mostrou a próstata com as mesmas características anterior e o PSA 2,4. Com esses dados, qual seria a sua conduta?
O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders-4th edition-text revised (DSM IV-TR) traz os critérios diagnósticos para as doenças psiquiátricas. Em relação ao tempo mínimo de sintomas para o diagnóstico das morbidades, assinale a alternativa incorreta:
Qual dos parâmetros laboratoriais abaixo sugere uma insuficiência renal aguda pré-renal?
Compartilhar