Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 25 anos de idade com febre e dor intensa no baixo ventre. Ao toque bimanual, refere dor à mobilização do colo uterino. Palpa-se massa anexial E. Os exames complementares revelam: Hb = 13 g, Hematócrito = 38%, Leucócitos = 15.600/mL (12% bastonetes, 60% segmentados, 1% eosinófilos, 18% linfócitos) VHS = 50 e proteína C reativa = 32 mg/dL. A ultrassonografia transvaginal mostra imagem cística anexial de conteúdo espesso, medindo 4 cm de diâmetro. A conduta imediata é:

A
internação, introdução de Gentamicina 80 mg EV de 8/8 horas + Clindamicina 900 mg EV de 8/8 horas, analgésicos e antitérmicos.
B
aspiração guiada por ultrassonografia, analgésicos e antitérmicos, Ofloxacina 400 mg, V.O. de 12/12 horas + Metronidazol 500 mg V.O. de 12/12 por 14 dias, retorno em 48 horas.
C
internação, laparoscopia para drenagem cirúrgica, analgésicos e antitérmicos, observação hospitalar por 24 horas.
D
drenagem por culdotomia, introdução de Gentamicina 80 mg EV de 8/8 horas e Clindamicina 900 mg EV de 8/8 horas, analgésicos e antitérmicos.
E
internação, laparoscopia para drenagem cirúrgica Gentamicina 80 mg EV de 8/8 horas + Metronidazol 500 mg V.O. de 12/12.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequentes. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Com respeito às hérnias da parede abdominal, julgue o item seguinte. De acordo com a classificação de Nyhus para hérnias inguinais, todas as hérnias indiretas são do tipo III A, B ou C.
Compartilhar