Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 25 anos, nulípara, chega ao consultório com amenorreia há 4 meses e diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos, com desejo de gestação o mais breve possível. Ao exame: acne grau I, oleosidade excessiva da pele, hirsutismo leve, IMC 31 kg/m². TSH, T4 livre, prolactina, DHEAS e testosterona são normais. Glicemia em jejum 105 mg/dl. Qual a opção terapêutica mais indicada para o caso?

A
Acetato de medroxiprogesterona oral.
B
Espironolactona.
C
Perda de peso.
D
Flutamida.
E
Acetato de ciproterona.
Paciente de 27 anos, assintomática, sem patologias prévias, exame físico normal realiza sua primeira colpocitologia oncótica, com laudo a seguir: Amostra satisfatória Elementos representados na amostra: escamoso Microbiologia: cocos e presença de ‘clue cells’ Negativo para neoplasia A conduta mais adequada é:
Assinale a principal etiologia da meningite asséptica aguda:
Com relação à hepatite B em gestantes é CORRETO afirmar que:
Dona Glória, 62 anos, viúva, prendas do lar procurou seu médico com queixa de dispneia para caminhar no plano, edema de mmii, “falta de ar que piora à noite, melhorando quando ela se levanta e vai para janela tomar ar”. Ao exame o médico verificou pressão arterial de 140/90 mmHg, frequência cardíaca = 105 bpm. Trouxe um RX de tórax realizado em serviço de urgência que revelava índice cardio-toráxico = 0,6 e edema pulmonar interticial. Segundo os critérios de Boston para o diagnóstico da insuficiência cardíaca, qual a classificação para Dona Glória?
Compartilhar