Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 25 anos, nulípara, chega ao consultório com amenorreia há 4 meses e diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos, com desejo de gestação o mais breve possível. Ao exame: acne grau I, oleosidade excessiva da pele, hirsutismo leve, IMC 31 kg/m². TSH, T4 livre, prolactina, DHEAS e testosterona são normais. Glicemia em jejum 105 mg/dl. Qual a opção terapêutica mais indicada para o caso?

A
Acetato de medroxiprogesterona oral.
B
Espironolactona.
C
Perda de peso.
D
Flutamida.
E
Acetato de ciproterona.
Homem, 68 anos de idade, apresenta eritrodermia esfoliativa com prurido moderado a intenso, hipertensão arterial e doença coronariana controladas com uso de medicações. A conduta mais adequada até elucidação diagnóstica é:
Quais dados clínicos caracterizam lesões cutâneas hipercrômicas suspeitas de malignidade?
Durante jogo de futebol, rapaz de 22 anos de idade sofre traumatismo com inversão de tornozelo esquerdo e é levado ao pronto-socorro. Quatro horas após o trauma, apresenta claudicação antálgica, edema moderado do tornozelo e dor à palpação na região distal ao maléolo lateral de moderada intensidade. Refere-se dor tolerável ao apoiar o pé no chão e ao fazer a dorsoflexão e flexão plantar forçada do tornozelo. A conduta é:
Homem, 28 anos de idade, é levado à emergência com grave trauma craniano, após queda de cinco metros de altura. Foi intubado pelo serviço de atendimento pré-hospitalar, devido ao rebaixamento do nível de consciência. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso e com sinais evidentes de fratura de crânio, sendo que a pupila direita está dilatada. Qual das seguintes medidas deve ser realizada imediatamente no sentido de reduzir a pressão intracraniana?
Compartilhar