Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Dermatologia

Paciente de 25 anos vem ao pronto-atendimento por reação de pele após ter ingerido ácido acetilsalicílico. Com base nos conhecimentos sobre as farmacodermias, assinale a alternativa que apresenta uma reação que NÃO pode ser induzida por medicamentos.

A
Protoporfiria eritropoiética.
B
Síndrome de Stevens-Johnson.
C
Urticária.
D
Necrólise epidérmica tóxica.
E
Erupção liquenoide.
Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Ainda na hipótese da lesão gástrica ser na localização descrita na questão anterior, o procedimento cirúrgico que não tem indicação neste caso é a:
Em relação à anemia hemolítica autoimune mediada por IgM, assinale a opção incorreta:
Sinal de Cullen, dor abdominal e sinal de Grey-Turner, levantam a hipótese diagnóstica de qual doença?
Uma primigesta de 23 anos em trabalho de parto no pré-parto de uma maternidade apresenta, ao exame de toque vaginal, colo uterino 100% apagado, dilatado de 6 cm, feto em apresentação cefálica e membranas amnióticas íntegras. No exame de cardiotocografia intra-parto o padrão é reativo e os batimentos cardiofetais estão a uma frequência de 144 batimentos por minuto. A atividade uterina em 10 minutos é de 6 contrações, com intensidade de 50 mmHg, duração de 60 segundos e com tônus uterino normal. Dentre as medidas maternas iniciais, a mais indicada a ser adotada pelo obstetra é:
Compartilhar