Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Paciente de 25 anos vem ao pronto-atendimento por reação de pele após ter ingerido ácido acetilsalicílico. Com base nos conhecimentos sobre as farmacodermias, assinale a alternativa que apresenta uma reação que NÃO pode ser induzida por medicamentos.

A
Protoporfiria eritropoiética.
B
Síndrome de Stevens-Johnson.
C
Urticária.
D
Necrólise epidérmica tóxica.
E
Erupção liquenoide.
Você se encontrava de plantão em um grande hospital terciário, como clínico, e o Residente Médico da oftalmologia solicitou o seu parecer clínico para um paciente diabético que ele estava internando de urgência por grave complicação oftalmológica. Sendo a Retinopatia Diabética (RD) umas das principais complicações relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM) e a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos. Para ajudar no controle do paciente, você CORRETAMENTE orientou que:
Dentro da avaliação perioperatória, assinale a alternativa INCORRETA
O reparo anatômico chamado de triângulo de Killian é associado a qual das alternativas?
Lactente com 8 meses é levado a unidade básica de saúde para atualização de seu cartão vacinal e fazer uma consulta. Período gestacional sem intercorrências, sorologias materna normais. Nasceu prematuro de 28 semanas e evoluiu com cianose e dificuldade respiratória. Foi intubado em sala de parto e transferido para a UTI neonatal. Feito diagnóstico de membrana hialina, recebeu surfactante e permaneceu em ventilação mecânica por um mês. Ainda recebeu diagnóstico de cardiopatia congênita e passou por correção cirúrgica aos três meses. Apresentou várias complicações infecciosas no pós-operatório, permanecendo internado até a idade de sete meses. Não recebeu nenhuma vacina durante o período de internação e nem após alta hospitalar, exceto a primeira dose de hepatite B e BCG. Ao exame físico não apresenta cicatriz vacinal. Considerando o caso apresentado, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar