Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Mulher de 18 anos apresenta quadro de anemia hemolítica. Pode-se afirmar que os exames solicitados devem mostrar, mais provavelmente,

A
diminuição de haptoglobina, aumento de DHL e aumento de bilirrubinas indiretas.
B
aumento de haptoglobina, aumento de DHL e aumento de bilirrubinas diretas.
C
aumento de haptoglobina, diminuição de DHL e aumento de bilirrubinas indiretas.
D
diminuição de haptoglobina, diminuição de DHL e diminuição de bilirrubinas diretas.
E
aumento de haptoglobina, aumento de DHL e diminuição de bilirrubinas indiretas.
Uma criança de oito anos apresenta estridor. Sua radiografia do cavum demonstra aumento das partes moles pré-vertebrais. Este aspecto pode estar relacionado a:
Cristina tem cinco anos e chega à emergência trazida pelos pais por apresentar, há cerca de 10 horas, cefaleia, febre persistente e vômitos incoercíveis. Está sonolenta e com rigidez de nuca. O exame do liquor revela 900 células, 95% polimorfonucleares, proteína 170 mg/dl e glicose 35 mg/dl (glicemia 95 mg/dl) com bacterioscopia negativa. Há 2 anos sua mãe, que é enfermeira de uma clínica geriátrica, teve tuberculose e respondeu bem ao tratamento, mantido por 6 meses. Na época, Cristina fez uso de isoniazida, em esquema profilático. A família nega outros problemas de saúde e a menina encontra-se com as vacinas em dia. O diagnóstico mais provável de Cristina é:
O atendimento inicial do politraumatizado consiste de uma rápida avaliação primária com o objetivo de identificar e tratar imediatamente as situações com risco de morte, não devendo ultrapassar 5 a 10 minutos. O passo inicial é:
Januário tem 58 anos, trabalha na construção civil como ajudante de obra e há 2 meses, após esforço físico importante, notou aparecimento de abaulamento doloroso em região inguinal direita que diminuía de tamanho com repouso. Nega queixas urinárias associadas e informa ser fumante de 1 maço de cigarro/dia há 15 anos. Ao exame clínico a altura é 165 cm e o peso é 98 Kg. Para determinar se a hérnia de Januário é direta ou indireta, a(s) estrutura(s) anatômica(s) que deve(m) ser avaliada(s) é(são):
Compartilhar