Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 26 anos, nuligesta,realiza sua primeira colpocitologia oncótica cujo laudo apresentava-se da seguinte forma: Adequação do material satisfatória; epitélios representados na amostra dos tipos escamosos, glandulares e metaplásicos; microbiologia composta de cocos e bastonetes; negativo para neoplasia. A conduta mais adequada é:

A
Utilizar cremes vaginais de amplo espectro, solicitar sorologias para sífili e HIV e repetir citologia após tratamento
B
Repetir citologia em um ano
C
Prescrever ciprofloxacina e azitromicina sistêmicos e metronidazol tópico e repetir citologia em 6 meses
D
Encaminhar pra serviço de patologia cervical para realização de colposcopia e possível biópsia
E
Prescrever metronidazol tópico por 7 dias repetir citologia em um ano
Sobre o rastreamento de câncer de próstata, segundo o Ministério da Saúde do Brasil, é certo que
Paciente de 22 anos, com nódulo cervical lateral, medindo 3,5 × 2,4 cm, próximo ao ângulo da mandíbula direita, indolor, de consistência amolecida e limites precisos, fez biópsia por Punção Aspirativa com Agulha Fina ? PAAF, com achado de lesão cística, sem sinais de malignidade. Melhor conduta:
Um homem de 75 anos, com fibrilação atrial e sem claudicação intermitente prévia, apresentou dor de início súbito em membro inferior direito há 3 horas. A frequência cardíaca é 120 bpm e a PA: 180 × 90 mmHg. A extremidade inferior direita está fria e pálida, com déficits motor e sensitivo. O pulso femoral neste membro está ausente, sendo que no membro inferior esquerdo todos os pulsos estão presentes. Conduta inicial mais apropriada, após a administração de heparina sistêmica:
Pais levam seu filho de 10 meses de vida, 8900 gramas, para consulta com um cirurgião pediátrico. Relatam abaulamento intermitente em região inguinal esquerda, particularmente em situações de choro forte, e mudança importante de volume da região testicular direita, durante o dia. Ambos ocorrem desde o nascimento, sem observação pelos pais de melhora até hoje. Por outro lado, negam qualquer evento agudo que os levasse a pensar em dor relacionada aos achados descritos. Exame físico identifica testículos tópicos, com tamanho e textura normais, presença de hérnia inguinal à esquerda e hidrocele moderada à direita. O bebê não apresenta quaisquer outras comorbidades, a despeito de ter nascido prematuro (idade gestacional ao nascer de 33 semanas de gestação e peso ao nascer de 2.100 gramas). Permanecera em unidade de terapia intensiva neonatal durante seu primeiro mês pós-natal. Qual a melhor conduta para esse bebê?
Compartilhar