Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 26 anos, nuligesta,realiza sua primeira colpocitologia oncótica cujo laudo apresentava-se da seguinte forma: Adequação do material satisfatória; epitélios representados na amostra dos tipos escamosos, glandulares e metaplásicos; microbiologia composta de cocos e bastonetes; negativo para neoplasia. A conduta mais adequada é:

A
Utilizar cremes vaginais de amplo espectro, solicitar sorologias para sífili e HIV e repetir citologia após tratamento
B
Repetir citologia em um ano
C
Prescrever ciprofloxacina e azitromicina sistêmicos e metronidazol tópico e repetir citologia em 6 meses
D
Encaminhar pra serviço de patologia cervical para realização de colposcopia e possível biópsia
E
Prescrever metronidazol tópico por 7 dias repetir citologia em um ano
O Ministério da Saúde iniciou este ano a aplicação da vacina tetravalente viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) em crianças de 15 meses de idade. Em relação à vacina contra varicela, é INCORRETO afirmar:
Com relação às doenças dos Erros Inatos do Metabolismo (EIM), é INCORRETO afirmar:
Criança de 7 anos, sexo masculino, é trazida com queixa de dor persistente em quadril D há 3 semanas, apresentando claudicação. Não teve febre, nem história de trauma ou de esforço físico exagerado. Ao exame físico, apresenta limitação da movimentação do quadril. A principal hipótese diagnóstica é:
Recém-nascido com 2 dias de vida, nascido por parto vaginal com extração difícil com auxílio de fórceps, encontra-se alerta e ativo. Ele não move o braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro. Ao contrário, permanece com o braço em rotação interna e o antebraço mantém-se estendido e em pronação. O restante do exame físico é normal. Marque a assertiva abaixo que caracteriza o quadro descrito acima.
Compartilhar