Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 26 anos, nuligesta,realiza sua primeira colpocitologia oncótica cujo laudo apresentava-se da seguinte forma: Adequação do material satisfatória; epitélios representados na amostra dos tipos escamosos, glandulares e metaplásicos; microbiologia composta de cocos e bastonetes; negativo para neoplasia. A conduta mais adequada é:

A
Utilizar cremes vaginais de amplo espectro, solicitar sorologias para sífili e HIV e repetir citologia após tratamento
B
Repetir citologia em um ano
C
Prescrever ciprofloxacina e azitromicina sistêmicos e metronidazol tópico e repetir citologia em 6 meses
D
Encaminhar pra serviço de patologia cervical para realização de colposcopia e possível biópsia
E
Prescrever metronidazol tópico por 7 dias repetir citologia em um ano
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco do texto. “Você planeja realizar um estudo de casos e controles para verificar a influência do aleitamento natural na incidência de apendicite aguda em jovens de 15-24 anos de idade. O seu protocolo contém informações sobre idade, sexo, cor/raça, ocupação, estado conjugal, escolaridade, história pessoal de amidalectomia e história familiar de apendicectomia. Além de questões sobre a exposição de interesse principal, o seu questionário contém perguntas sobre exposição pregressa a tabaco e bebidas alcoólicas, bem como perguntas sobre estresse, consumo pregresso de vegetais, cafeína, anti-inflamatórios não hormonais, vermífugos, laxativos e drogas consideradas ilícitas. Nessas circunstâncias, os controles deverão ser pessoas ______________ e sem _________________ ”.
Em relação à pneumonia adquirida na comunidade em crianças e adolescentes, podemos afirmar que:
Mulher com 30 anos de idade é atendida por um médico numa Unidade de Saúde da Família na comunidade em que reside. Há três meses vem se sentindo muito cansada, com desânimo e desinteresse para fazer todas as suas tarefas diárias, inclusive sem vontade de comer (emagreceu 3 kg nesse período) ou de sair de casa. Não está dormindo direito e sente "que não serve para mais nada" (sic). Além do acolhimento de forma contextualizada, por meio de um relacionamento médico-paciente humanizado, quais devem ser, respectivamente, o diagnóstico e a conduta?
Homem com história de impotência sexual progressiva e claudicação intermitente de longa data (> 1 ano), que tem se agravado. Ao exame clínico percebe-se acentuada diminuição dos pulsos femorais. Deve-se pensar em:
Compartilhar