Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Paciente de 26 anos procura o serviço de saúde com queixas de febre, dor torácica tipo pleurítica à direita, acompanhada de tosse inicialmente seca e posteriormente com escarro amarelado. Exame físico revela propedêutica de condensação e derrame pleural na base do hemitórax direito. RX de tórax mostra imagem de derrame pleural. Hemograma com grande leucocitose e desvio à esquerda. Líquido obtido por punção revela aspecto purulento com PH de 6,2, glicose 30 mg/dl. Qual o melhor procedimento?

A
Iniciar tratamento com antimicrobianos e diuréticos.
B
Além da utilização de antimicrobianos, está indicada a drenagem de tórax e, se possível, tomografia computadorizada.
C
A melhor orientação é solicitar biópsia pleural e pesquisa de ADA no líquido pleural.
D
Solicitar pesquisa de célula neoplásica e tomografia computadorizada de tórax.
E
Solicitar parecer da cirurgia torácica para biópsia a céu aberto.
Sobre as fraturas diafisárias do fêmur da criança, analisar os itens abaixo: I - Nas fraturas do terço proximal, o fragmento proximal sofre maior influência do glúteo médio, dos rotadores externos e psoas, resultando em sua flexão, rotação externa e adução. II - De modo geral, as fraturas em crianças com até um ano de idade consolidam em duas a três semanas. III - Os pré-requisitos para o tratamento de fraturas com gesso imediato são: ausência de encurtamento, edema não muito acentuado e fratura causada por trauma de baixa energia. Está (ão) CORRETO (S):
Dos fios cirúrgicos absorvíveis, o que apresenta o maior tempo de força tênsil e de absorção é:
Abaixo estão apresentadas recomendações do Ministério da Saúde do Brasil para evitar a transmissão vertical do HIV. Em caso de primigesta infectada por HIV em uso de esquema tríplice (zidovudina, lamivudina e nevirapina) e com resultado da carga viral indetectável, obtido na 35ª semana de gestação, qual delas não está indicada por não trazer benefícios ao binômio materno-fetal?
Considere que uma mulher de 46 anos de idade procurou avaliação médica por ter apresentado nódulo tireoidiano e surtos de palpitação, ansiedade, cefaleia e inquietação. Na investigação, foi diagnosticada neoplasia endócrina múltipla do tipo 2 (NEM-2). A respeito dessa endocrinopatia julgue o item seguinte. O feocromocitoma que ocorre em pacientes com NEM-2 tem sua localização quase sempre na medula adrenal e produz tipicamente epinefrina.
Compartilhar