Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente de 26 anos, sem patologias prévias, admitido na emergência por politraumatismo após acidente automobilístico é estabilizado e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. Tomografia contrastada realizada nas primeiras 6 horas de internamento mostrou fratura de base de crânio e discreto hematoma subdural. No terceiro dia, observa-se a seguinte curva de creatinina: dia 1 = 0,7/dia 2 = 3,3/dia 3 = 8,1. Com base nesses dados, qual a principal hipótese para a insuficiência renal aguda deste paciente?

A
Necrose tubular aguda.
B
Nefropatia induzida por contraste.
C
Rabdomiólise.
D
Hipovolemia.
E
Hematoma capsular renal.
Após um episódio de crise convulsiva febril, o risco para epilepsia subsequente pode ser estimado pela análise de vários fatores. Assinale a alternativa correta.
Mulher de 64 anos, com diagnóstico de síndrome de Sjögren, há 25 anos, devido à xeroftalmia e xerostomia associados à positividade para anticorpos anti-SSA e anti-SSB. Há três meses notou aumento progressivo e indolor da parótida esquerda, que se apresenta dura ao exame, sem sinais flogísticos. O diagnóstico mais provável é:
O clínico geral solicitou para um arquiteto de 40 anos de idade, com queixa de cefaleia intermitente, um exame de ressonância magnética que mostrou um cisto coloide no terceiro ventrículo. A complicação mais comum dessa lesão é:
A principal etiologia da insuficiência mitral é:
Compartilhar