Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 27 anos, assintomática, sem patologias prévias, exame físico normal realiza sua primeira colpocitologia oncótica, com laudo a seguir: Amostra satisfatória Elementos representados na amostra: escamoso Microbiologia: cocos e presença de ‘clue cells’ Negativo para neoplasia A conduta mais adequada é:

A
Prescrever metronidazol e repetir colcocitologia após tratamento
B
Prescrever metronidazol e repetir colcocitologia em um ano
C
Repetir imediatamente a colpocitologia
D
Prescrever metronidazol e encaminhar colcocitologia
E
Repetir a colpocitologia em um ano
Com relação ao hiperandrogenismo, assinale a alternativa correta.
Quanto aos fatores que afetam o momento do início da puberdade, analise as afirmativas a seguir: I. O estado psicológico, a exposição à luz e a localização geográ?ca são fatores que in?uenciam o início da puberdade; II. O estado nutricional e a saúde desempenham papéis importantes na determinação do início da puberdade; III. A menarca precoce é frequente em meninas com obesidade mórbida, diabetes, naquelas que se exercitam intensamente ou que têm anorexia nervosa; IV. O fator determinante do início da puberdade mais importante é o genético. Assinale a alternativa correta.
Com relação à endometriose, considere as a?rmativas. I. Os locais mais frequentes da implantação são as vísceras pélvicas e o peritônio, onde são implantados tanto as glândulas endometriais como o estroma do endométrio. II. A menstruação retrógrada ocorre em 70% a 90% das mulheres, sendo mais comum nas mulheres com endometriose. III. O CA-125 constitui marcador importante para a suspeita diagnóstica da endometriose ou câncer dos ovários. IV. A endometriose afeta gravemente a fertilidade, sendo contraindicada a terapêutica através da fertilização assistida. Assinale a alternativa correta.
Recém-nascido a termo, peso de 3200 gramas, recebeu alta após 48 horas de vida, sugando bem seio materno e apresentando icterícia discreta (bilirrubina = 8 mg/dl predominando a fração indireta). Mãe tipo sanguíneo O Rh+ e Recém-nascido tipo O, Rh+. No 12º dia de vida permanecia ictérico em bom estado geral. Exame físico normal e ganhando peso. Bilirrubinas totais = 12 mg/dl com bilirrubina indireta = 11,52 mg/dl. Assinale a alternativa que indica a conduta correta.
Compartilhar