Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 27 anos de idade chega ao consultório médico com laudo citológico mostrando lesão intra-epitelial de alto grau. Nos antecedentes ginecológicos, consta GII PII A0, vida sexual ativa, laqueadura tubária bilateral. Nega ser tabagista e etilista. A colposcopia é satisfatória, com lesão, totalmente visualizada, concordante com a citologia. Diante do caso, assinale a alternativa correta quanto ao procedimento médico que deve ser feito.

A
Fazer uma biópsia para confirmar o resultado da citologia e marcar novo retorno.
B
Repetir a citologia e colposcopia de três em três meses, pois a lesão não se mostra invasora.
C
Pedir revisão da lâmina para confirmar sua colposcopia com a citologia.
D
Fazer a aplicação de ácido tricloacético a 80% como tratamento da lesão citológica e colposcópica.
E
Fazer a excisão ampla da lesão do colo do útero por cirurgia de alta frequência.
Menino de 05 anos de idade, bem nutrido, sem nenhum sinal ou sintoma prévio, voltando de uma festa, apresenta leve quadro diarreico, seguido de dor abdominal que começou em torno da cicatriz umbilical e agora migra para baixo e para a direita. Temperatura axilar, 37,9 graus e retal, 39°. Não quer comer. À palpação, há sensibilidade maior no flanco e fossa ilíaca direitos. A radiografia simples do abdome é inexpressiva, exceto pela presença de fecalito no limite inferior do flanco direito. O toque retal, embora mais sensível na parede direita e mais alta do reto, revelou apenas presença de muco. Diante deste quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
Lactente de 6 meses, desnutrido, com clínica de broncopneumonia e estado geral comprometido, apresenta-se no pronto-socorro infantil onde foi requisitado Raio X de tórax. A presença, no exame radiológico, de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar são indicativos de infecção causada mais provavelmente por:
A fim de evitar a desnutrição em lactente com 4 meses de idade, o melhor conselho que você daria a uma mãe nutriz, em um país em desenvolvimento, quando ela descobre que está novamente grávida é:
Criança com 4 anos de idade, não vacinada com BCG, apresenta-se com teste de PPD = reator forte 12mm, assintomática, Rx do tórax sem anormalidades. Pai e mãe são tuberculosos, baciliferos e iniciaram uso do Esquema I há dez dias. A conduta correta em relação à criança é:
Compartilhar