Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Dermatologia

Paciente de 28 anos, sexo masculino, usuário de drogas ilícitas endovenosas e inalatórias desde os 14 anos de idade, tendo abandonado há 6 meses, apresenta quadro de cefaleia de início há 5 dias, que se acompanha de hemiparesia de hemicorpo direito e desvio de rima bucal para a esquerda. Refere, ainda, febre baixa não aferida. Na HPP informa sobre um exame para HIV positivo há 4 anos, sem confirmação. Ao exame, confirmamos a hemiparesia, sinais meníngeos negativos sem outras alterações, exceto adenomegalia cervical. Indique a alternativa correta:

A
A melhor conduta para o caso seria coleta de líquor por punção lombar.
B
Provavelmente a cefaleia e o quadro neurológico nada têm a ver com o HIV; a melhor HD seria de AVC isquêmico.
C
Solicitar nova sorologia para HIV e introduzir corticosteroides para tratar o edema cerebral.
D
Iniciar imediatamente tratamento para tuberculose de SNC.
E
Solicitar sorologia para HIV, dosagem de célula CD4, bem como tomografia de crânio com contraste para diagnóstico.
Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas; ( ) Os neuroblastomas são originados das simpatogônias, células indiferenciadas da crista neural; ( ) Aproximadamente 50% dos pacientes têm doença localizada ao diagnóstico; ( ) Os olhos de guaxinim (ou olhos de panda) não estão associados a tumor metastático; ( ) A cintilografia com MIBG (metaiodobenzilguanidina) é indicada para o diagnóstico de metástases ou do tumor primário; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
O local mais comum de oclusão arterial aguda por êmbolo é:
Dentro da avaliação perioperatória, assinale a alternativa INCORRETA
Recém-nato, portador de Síndrome de Down e com história gestacional de polidrâmnio, apresentou às primeiras horas de vida vômitos biliosos, sem distensão abdominal. No segundo dia, encontrava-se ictérico, com persistência dos vômitos biliosos e, ao exame físico, eram visualizadas ondas peristálticas abdominais. Identificou-se sinal de dupla bolha ao RX de abdome simples. Qual é a conduta inicial recomendada nesse caso?
Compartilhar