Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Dermatologia

Dermatologia

Paciente de 28 anos, sexo masculino, usuário de drogas ilícitas endovenosas e inalatórias desde os 14 anos de idade, tendo abandonado há 6 meses, apresenta quadro de cefaleia de início há 5 dias, que se acompanha de hemiparesia de hemicorpo direito e desvio de rima bucal para a esquerda. Refere, ainda, febre baixa não aferida. Na HPP informa sobre um exame para HIV positivo há 4 anos, sem confirmação. Ao exame, confirmamos a hemiparesia, sinais meníngeos negativos sem outras alterações, exceto adenomegalia cervical. Indique a alternativa correta:

A
A melhor conduta para o caso seria coleta de líquor por punção lombar.
B
Provavelmente a cefaleia e o quadro neurológico nada têm a ver com o HIV; a melhor HD seria de AVC isquêmico.
C
Solicitar nova sorologia para HIV e introduzir corticosteroides para tratar o edema cerebral.
D
Iniciar imediatamente tratamento para tuberculose de SNC.
E
Solicitar sorologia para HIV, dosagem de célula CD4, bem como tomografia de crânio com contraste para diagnóstico.
Um escolar de 10 anos, há 9 dias apresentou episódio de amigdalite com exsudato e intensa linfadenomegalia, que foi acompanhada de dor abdominal leve e febre de 38ºC por 4 dias. Hoje, 3 dias após a febre ter passado e as adenomegalias terem reduzido, ele foi andar de bicicleta, quando bateu na calçada e caiu. Logo após, apesar da queda leve, começou a apresentar dor abdominal intensa e foi levado à Emergência, onde apresentou TA = 90x40mmHg, FC - 130bpm, palidez cutânea e abdômen distendido. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Uma causa não rara de desmame é a ocorrência de doenças na nutriz. Embora a amamentação seja contra-indicada em algumas doenças maternas, é possível manter a amamentação na maioria delas. Assinale a alternativa INCORRETA:
Escolar, oito anos, comparece ao consultório com a mãe, preocupada com a doença do filho. Ela traz vários exames já realizados e solicita o parecer do médico. Ao exame clínico, a criança apresenta palidez cutâneo-mucosa, manchas café-com-leite, baixa estatura e ausência dos polegares. No hemograma, o VCM está alto e a eletroforese de hemoglobina revela níveis aumentados de hemoglobina F. O diagnóstico provável é:
O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, com vistas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas tem como objetivos:
Compartilhar