Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Paciente de 30 anos, com história súbita de febre, fadiga, anorexia, perda de peso, dispneia, poliartralgia, lacrimejamento e fotofobia. O exame físico mostra placas e nódulos profundos e dolorosos à palpação em membros inferiores, linfoadenomegalias cervical, axilares e inguinais. A dosagem de ECA está elevada. Seu RX de tórax revela adenopatia hilar bilateral. A suspeita diagnóstica é de:

A
Amiloidose.
B
Sífilis.
C
Síndrome de Reiter.
D
Sarcoidose.
A manobra de Pringle é realizada para o clampeamento da tríade portal através do forame de Winslow, promovendo um controle do sangramento proveniente:
Paciente de 52 anos, nascido e morador em Curitiba-PR, com história de hipertensão com controle irregular, apresenta 8 meses de evolução de dispneia aos esforços, inicialmente aos grandes esforços, evoluindo para dispneia aos médios esforços e ortopneia. Ao exame, apresenta-se com pressão arterial de 152/80 mmHg, ausculta pulmonar com bolhosos finos em bases e desvio do ictus para a esquerda. Em relação ao quadro apresentado pelo paciente, assinale a alternativa que contém apenas exames necessários à investigação inicial.
A triagem neonatal para anomalias cromossomiais, sobretudo as síndromes de Down e Edwards pode ser feita baseada em dados clínicos, laboratoriais e sonográficos. Os exames laboratoriais que associados a translucência nucal e a idade materna apresentam maior sensibilidade e especificidade na detecção dessas anomalias e subsequente melhoria na qualidade da triagem das pacientes a serem submetidas a estudo genético invasivo são:
Na toxidade sistêmica provocada por anestésicos locais:
Compartilhar