Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Paciente de 30 anos, com história súbita de febre, fadiga, anorexia, perda de peso, dispneia, poliartralgia, lacrimejamento e fotofobia. O exame físico mostra placas e nódulos profundos e dolorosos à palpação em membros inferiores, linfoadenomegalias cervical, axilares e inguinais. A dosagem de ECA está elevada. Seu RX de tórax revela adenopatia hilar bilateral. A suspeita diagnóstica é de:

A
Amiloidose.
B
Sífilis.
C
Síndrome de Reiter.
D
Sarcoidose.
Em relação ao aneurisma de aorta abdominal infra-renal, assinale o principal fator de risco:
Em um paciente portador de carcinoma epidermoide localizado ________ é indicado o esvaziamento cervical ______________:
Paciente de 48 anos de idade o procura no consultório por preocupação com seu risco de neoplasia. Relata que teve um tio que apresentou neoplasia do esôfago, uma tia com neoplasia do pâncreas e de mama. Nega sintomas ou uso de medicações. História de úlcera gástrica tratada. Relata etilismo esporádico, de até 2 drinques/dia. Tabagista 20 anos-maço. Na intenção de redução do risco do paciente, qual das orientações abaixo deve ser feita?
Paciente de 48 anos de idade dá entrada no pronto socorro por 24 horas de evolução de dor abdominal difusa, de forte intensidade, associada a náuseas. Hipertenso, em uso de enalapril 10mg a cada 12 horas. Ao exame apresenta FC 110, FR 28, T 37, 7C, PA 100/64mmHg, abdome plano, flácido, com dor a palpação difusa, sem descompressão dolorosa. Em relação ao caso assinale a assertiva correta.
Compartilhar