Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

Paciente de 30 anos, feminina, queixa-se de dor abdominal em cólica e períodos de diarreia alternando-se com obstipação há 3 anos. Os sintomas são intermitentes com períodos variáveis de remissão. O exame físico, hemograma, proteína total e frações e VHS sem anormalidades. O diagnóstico mais provável para o caso é:

A
carcinoma de cólon.
B
diverticulite intestinal.
C
colite ulcerativa.
D
doença de Crohn.
E
síndrome do cólon irritável.
Abscesso de Brodie:
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. Os exercícios resistidos são contraindicados para crianças, logo, na academia ao ar livre, devem-se afixar placas solicitando que elas não utilizem os aparelhos.
O distúrbio de aprendizagem MAIS COMUM na infância é:
Ao realizar uma cirurgia de hérnia inguinal, o cirurgião encontrou um divertículo de Meckel dentro do saco herniário. Essa hérnia é denominada como:
Compartilhar