Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

Paciente de 30 anos, feminina, queixa-se de dor abdominal em cólica e períodos de diarreia alternando-se com obstipação há 3 anos. Os sintomas são intermitentes com períodos variáveis de remissão. O exame físico, hemograma, proteína total e frações e VHS sem anormalidades. O diagnóstico mais provável para o caso é:

A
carcinoma de cólon.
B
diverticulite intestinal.
C
colite ulcerativa.
D
doença de Crohn.
E
síndrome do cólon irritável.
Paciente do sexo feminino apresenta desde o nascimento fístula em região pré-auricular que tem resolução espontânea. Atualmente com 15 anos de idade, apresenta tumoração pré-tragal com pequeno orifício. O diagnóstico e a principal preocupação do cirurgião durante o tratamento definitivo do quadro clínico em questão, são, respectivamente,
Paciente do gênero masculino, 65 anos, deu entrada no pronto-socorro queixando-se de dor abdominal de forte intensidade, com início súbito há cerca de 4 horas. Ao exame físico apresentava-se lúcido, hipocorado, FC: 120bpm e PA 80/50 mmHg. O abdome estava doloroso e apresentava massa expansível medindo cerca de 7cm de diâmetro localizada em região epigástrica/mesogástrica. A diurese estava protraída. Foi realizada angiotomografia na sala de emergência, que confirmou a presença de aneurisma de aorta infrarrenal, com hematoma periaórtico. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta para o caso.
A localização mais frequente de origem da epistaxe em indivíduos previamente hígidos é:
Qual é a causa mais comum de vertigem aguda em adultos?
Compartilhar