Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente de 30 anos foi submetida há 4 dias à operação cesariana por parada de progressão e desproporção cefalopélvica em gestação a termo. Na história clínica a amniotomia ocorreu 2 horas antes do nascimento. Há 48 horas vem apresentando queda do estado geral, cansaço e febre de 39º C. Ao exame físico, além da febre, identifica-se útero amolecido com seu fundo 2 cm abaixo da cicatriz umbilical, doloroso à palpação e com lóquios amarelados, espessos e fétidos. As mamas e a ferida operatória estão com aspecto normal. Neste quadro a infecção puerperal é compatível com:

A
Tromboflebite pélvica, devendo ser tratada com antibioticoterapia em que a gentamicina deve fazer parte do esquema associado ao uso eventual de heparina e o INR (International Normalized Ratio) deve ser mantido entre 1,0 e 1,5.
B
Endometrite, que tem seu risco elevado pela cesariana em 60 vezes e o estreptococos do grupo A é o agente mais frequente.
C
Endometrite, devendo ser tratada com antibioticoterapia venosa de largo espectro e a gentamicina deve fazer parte do esquema, com melhora ocorrendo em cerca de 90% dos casos nas primeiras 48 a 72 horas após o início do tratamento.
D
Tromboflebite pélvica, que tem seu risco elevado pela cesariana em 30 vezes, sendo a cultura de grande valor propedêutico e a ressonância magnética um exame desnecessária.
Sobre a irrigação arterial gastrointestinal, é INCORRETO afirmar:
Em relação às Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC), é CORRETO afirmar:
Paciente de 44 anos chega ao PS com história de ereção peniana dolorosa e persistente há 6 horas, iniciada após relação sexual com uso de injeção intracavernosa. Realizada análise do sangue cavernoso que evidenciou: pH: 7,1 / pO2: 20 mmHg / pCO2; 70 mmHg. Qual deve ser o próximo passo?
Um homem de 65 anos com ICC compensada é encaminhado para cirurgia de artroplastia de quadril. Ele não tem história de hipertensão, cirurgia recente ou distúrbio hemorrágico. Qual dos seguintes é o mais apropriado para prevenção de tromboembolismo venoso?
Compartilhar