Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com 25 anos, primigesta, na 27ª semana de gestação, vem apresentando perda de líquido vaginal há 12h. Ao exame obstétrico foi constatado, ausência de atividade uterina, altura de fundo uterino de 23cm, pH vaginal de 7,5 e saída de líquido claro límpido ao exame especular pelo orifício cervical. Neste caso, afirma-se que:

A
A hipoplasia pulmonar e o defeito de membros são os mais frequentes e há menor risco de hemorragia intraventricular caso o parto ocorra nesta idade gestacional.
B
A morbiletalidade materna está elevada e há risco de corioamnionite em até 25%, de alterações fetais como faceis de Potter, crescimento intrauterino restrito, defeitos dos membros e hipoplasia pulmonar do feto.
C
A etiologia deste quadro é mutifatorial sendo a prevalência de vaginose bacteriana inferior a 8%, com risco de corioamnionite em cerca de 38,4% e o prognóstico fetal é mais reservado nas gestações entre 24 e 28 semanas.
D
A morbiletalidade materna e fetal está elevada ocorrendo parto dentro de uma semana em 70% destes casos nesta idade gestacional, sobretudo quando o ILA (Índice de Líquido Amniótico) é < 1,5mm³, mas a hipoplasia pulmonar é rara nesta idade gestacional.
A suplementação de zinco, na fase aguda das gastroenterites em crianças, está indicada na seguinte situação:
De acordo com o calendário básico de vacinação da criança do Ministério da Saúde do Brasil de 2008, assinale a alternativa correta:
Levando-se em consideração o lactente sibilante, assinale a alternativa com a afirmação correta.
Considere as afirmações abaixo sobre sífilis congênita: I - A transmissão vertical do treponema pallidum ocorre no terceiro trimestre da gestação, em qualquer estágio clínico da doença materna. II - Aborto espontâneo ou natimortalidade ou morte perinatal ocorre em aproximadamente 40% das crianças infectadas a partir de mães não tratadas. III - Mais de 50% das crianças infectadas são assintomáticas ao nascimento, com surgimento dos primeiros sintomas, geralmente, nos primeiros três meses de vida. Qual a alternativa correta?
Compartilhar