Paciente com 25 anos, primigesta, na 27ª semana de gestação, vem apresentando perda de líquido vaginal há 12h. Ao exame obstétrico foi constatado, ausência de atividade uterina, altura de fundo uterino de 23cm, pH vaginal de 7,5 e saída de líquido claro límpido ao exame especular pelo orifício cervical. Neste caso, afirma-se que:
A
A hipoplasia pulmonar e o defeito de membros são os mais frequentes e há menor risco de hemorragia intraventricular caso o parto ocorra nesta idade gestacional.
B
A morbiletalidade materna está elevada e há risco de corioamnionite em até 25%, de alterações fetais como faceis de Potter, crescimento intrauterino restrito, defeitos dos membros e hipoplasia pulmonar do feto.
C
A etiologia deste quadro é mutifatorial sendo a prevalência de vaginose bacteriana inferior a 8%, com risco de corioamnionite em cerca de 38,4% e o prognóstico fetal é mais reservado nas gestações entre 24 e 28 semanas.
D
A morbiletalidade materna e fetal está elevada ocorrendo parto dentro de uma semana em 70% destes casos nesta idade gestacional, sobretudo quando o ILA (Índice de Líquido Amniótico) é < 1,5mm³, mas a hipoplasia pulmonar é rara nesta idade gestacional.
Outras questões
Assinale a afirmação CORRETA em relação ao tumor de Pancoast:
Paciente do sexo masculino, 55 anos, tabagista, com massa em região cervical. Ao exame físico, presença de tumoração cervical de 4 cm de diâmetro, firme, de mobilidade reduzida em cadeia jugulo-digástrica esquerda. Qual o próximo passo na elucidação diagnóstica?
Pré-escolar de 4 anos, chega ao atendimento com história de crise convulsiva de início há 15 minutos, sem febre, clônica generalizada. Após rápida avaliação inicial e estabilização das vias aéreas, conseguido acesso venoso periférico onde é realizado diazepam endovenoso, sem diluir, na dose de 0,5 mg/kg. Após 10 minutos observa-se que o paciente persiste em crise. Qual a medicação MAIS CORRETA a ser ofertada neste momento?
Qual das seguintes medicações é CONTRAINDICADA de forma absoluta para a mãe que está amamentando seu filho ao seio?