Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente com 28 anos queixa-se de náuseas, vômitos, fraqueza e mialgia que iniciaram há 10 dias, com febre até 39ºC aferida. Há 2 dias, passou a apresentar icterícia, colúria e acolia e queixa de dor no hipocôndrio direito, contínua, com sensação de peso. Nega uso de álcool de forma abusiva, informação confirmada pela esposa presente à consulta. Nega uso de medicações, chás ou ervas, com exceção do uso recente de paracetamol 1 g/24h para dor e febre. Ao exame físico, apresenta icterícia intensa, dor à palpação de hipocôndrio direito e hepatimetria de 16 cm. Os exames complementares demonstram: ALT: 2.352 UI/ml; AST: 1.839 UI/ml; BT: 24 mg/dl; BD: 19,7 mg/dl; RNI: 1,2. Sorologias demonstram HBsAG positivo; anti-HBc IgM positivo; HBeAG positivo; anti-HBe negativo; anti-HBs negativo; anti-HAV total positivo; anti-HCV negativo; FAN negativo; anticorpo antimúsculo liso 1:80. Qual o diagnóstico desta situação clínica?

A
Hepatite aguda A.
B
Hepatite aguda B.
C
Hepatite aguda C.
D
Hepatite autoimune.
E
Hepatite medicamentosa.
Em relação as infecções do trato urinário na mulher, assinale a afirmativa correta:
Paciente de 30 anos de idade, portador de hérnia inguinal é internado no dia 01/12 para tratamento cirúrgico de hérnia inguinal. No dia da cirurgia é realizada tricotomia na região inguinal e encaminhado ao centro cirúrgico, porém a cirurgia é suspensa por falta de água e remarcada para o dia 04/12. A operação é realizada em 2 horas e o fio usado para reforço ou fechamento da aponeurose foi polipropileno. Não foi usado antibiótico profilático. No 5º PO desenvolveu infecção de sítio cirúrgico superficial. Qual dos fatores abaixo relacionados NÃO contribuiu para o desenvolvimento da infecção.
Os marcadores tumorais abaixo relacionados são importantes para o seguimento do câncer de ovário, cólon e pâncreas, RESPECTIVAMENTE:
Existem determinados achados que, especialmente quando surgem associados, permitem estabelecer com mais convicção o diagnóstico diferencial entre uma infecção do trato urinário baixo e uma pielonefrite aguda. Assinale a opção que os apresenta:
Compartilhar