Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 32 anos procura assistência médica devido a anemia secundária à hipermenorreia. Qual dos achados laboratoriais abaixo NÃO é compatível com esse quadro?

A
Ferritina: 10 ng/ml.
B
Volume Corpuscular Médio (VCM): 74 fl.
C
Concentração hemoglobínica corpuscular média: 30%.
D
Vitamina B12: 424 pg/ml.
E
RDW: 13,5%.
Você está atendendo uma vítima de ferimento por arma de fogo no abdome três dedos abaixo do apêndice xifoide. Ele se encontra em choque hipovolêmico (PA 90/60 mmHg, FC 110 bpm), consciente, agitado com sede, numa ambulância que está há 10 minutos de um centro de trauma disponível e em condições plenas de atendimento. Qual das seguintes é a sua MELHOR conduta?
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
As duas questões 24 e 25 referem-se ao caso clínico abaixo: Menina de 11 anos de idade é trazida à unidade de saúde pela mão com queixas de fluxo vaginal que mancha suas roupas intimas. A mãe relata secreção em pequena quantidade, sem odor, não irritativa, não pruriginosa. Na avaliação ginecológica, vulvoscopia sem sinais inflamatórios, hímen intacto, presença de pêlos na região pubiana recobrindo a linha média. Na avaliação da mama, apresenta elevação da mama e da papila, sem separação dos contornos as aréola e da mama. Qual a provável etiologia do fluxo vaginal apresentado pela paciente?
Criança e três anos e 6 meses, com história de tosse produtiva há quinze dias, inaptência, febre não aferida e tumefação cervical à direita. Ao exame físico, mostra-se emagrecida, percentil 10 do gráfico de crescimento e desenvolvimento, gânglio de 2,5 cm de diâmetro na região cervical à direita. Ausculta pulmonar comn estertores crepitantes na base do hemitórax direito. Fígado a 4 cm do rebordo costal direito. Restante sem anormalidades. Diante do relato, assinale a principal hipótese diagnóstica e a conduta complementar:
Compartilhar