Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente de 32 anos, sexo feminino, com diagnóstico de pielonefrite comunitária, encontra-se toxemiada, febril, com muita dor lombar e vômitos. Qual a melhor escolha antibiótica?

A
Aminoglicosídeo, amicacina ou garamicina em dose única diária (por serem antimicrobianos concentração-dependentes).
B
Ceftriaxona EV, dose dobrada em dose única diária (por ser um antibiótico concentração dependente).
C
Aminoglicosídeo, amicacina em dose única diária (por ser um antimicrobiano tempo dependente).
D
O melhor esquema seria garamicina ou amicacina 2 a 3 x dia, por serem tempo dependentes.
E
Ciprofloxacina VO, 500 mg 2 x ao dia.
A epidemia de uso de crack que se apresenta no país preocupa toda a sociedade brasileira. A estimativa, segundo a OMS, é que existam cerca de 3% de usuários, aproximadamente 6 milhões de brasileiros. Em estudo recente feito na Unifesp revelou que cerca de um terço morre, um terço mantém o uso e outro terço encontra a cura. Sobre o uso e dependência dessa droga podemos afirmar, EXCETO:
Igor Daniel, 8 anos de idade, não vai à escola só, precisa ser acompanhado. Comumente refere dores abdominais estomacais e severa dor de cabeça. Sua mãe com frequência precisa retirá-­lo do colégio devido a estas queixas. À noite deseja dormir na cama com seus pais. Quando é levado para o seu dormitório, informa que não pode ficar sozinho, pois há monstros em seu guarda roupa. Qual das situações clínicas melhor explica o quadro clínico acima?
Paciente no 5º dia de pós-operatório de uma gastrectomia subtotal por uma lesão maligna precoce do antro gástrico, iniciou um quadro de alguns picos febris de 37,8°C, mantendo pressão arterial dentro dos níveis normais, FC de 92 bpm, FR 22 irpm e um estado geral compensado, além de hematócrito de 26% e 11.200 leucócitos com 5 bastonetes. Qual exame é indicado para esclarecer o diagnóstico?
Sobre leishmaniose visceral é correto afirmar:
Compartilhar