Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente de 34 anos de idade, é atendido com quadro de dor abdominal em cólica localizada no hipocôndrio direito e epigástrio irradiada para dorso associada a náuseas, vômitos e febre de 38,3° C. Ao exame físico, apresenta-se com fácies de dor, levemente taquidispnéica com FC 100 bpm. No exame do abdome, observa-se discreta distensão abdominal, dor a palpação de hipocôndrio direito com sinal de Murphy presente. Qual diagnóstico mais provável desse paciente?

A
Pancreatite aguda.
B
Colecistite aguda.
C
Pneumonia lobar inferior direita.
D
Pielonefrite aguda.
E
Abscesso hepático.
Em relação aos pacientes com problemas com uso de álcool, podemos afirmar que a alternativa correta é:
Paciente masculino, 32 anos, vítima de atropelamento há 48 horas, desenvolve dor abdominal localizada em hipocôndrio direito, palidez, icterícia, hematêmese e melena. Qual a conduta que melhor atende a situação clínica atual do paciente?
Paciente com 68 anos de idade, Gesta 4 Para 4, histerectomizada há 15 anos, utilizando anti-inflamatório para osteoartrite coxofemoral, vem à consulta ginecológica acompanhada pela filha de 38 anos. A hipótese diagnóstica, além da síndrome climatérica, é doença de Alzheimer. Acerca desse quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Criança com 2 anos de idade apresenta anemia megaloblástica. Na anamnese é detectado que usa quase que exclusivamente leite de cabra. A etiologia provável da anemia é deficiência de:
Compartilhar