Paciente de 35 anos, dá entrada na Emergência, vítima de queimadura em 40% da área corporal. Em relação à área queimada a conduta mais adequada no primeiro atendimento é:
A
Limpeza com água na temperatura ambiente;
B
Compressas com água gelada;
C
Compressas com xylocaína gel a 2%;
D
Curativo com pomada de corticoide.
Outras questões
Criança com 8 meses de vida vem apresentando redução do apetite e pouco ganho ponderal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ativo, cooperante, porém com importante palidez cutâneo-mucossa; fígado a 3 cm do rebordo costal direito, baço não palpável, traube livre, sem outras anormalidades no exame físico. História pré e perinatais sem intercorrências, porém apresentou icterícia fisiológica. É alimentado com leite de vaca desde o 4° mês de vida. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
A resolução CFM nº 1.480/97 aborda a Morte Encefálica e detalha a “Prova da Apneia” como realizada de acordo com um protocolo que inclui:
Uma mulher de 38 anos, com consumo diário de 400 a 600 ml de vodca, é acompanhada ambulatorialmente em programa contra alcoolismo. Apresenta elevação de enzimas hepáticas, sorologia para hepatites negativas e esteatose hepática ao ultrassom. É levada por familiares ao pronto-socorro com febre, icterícia, sonolência e períodos breves de confusão mental. Apresenta transaminases 2 vezes o valor normal, gama GT = 690 U/L, INR = 1,9 e leucocitose de 18.000/mm³, sem desvio à esquerda. Não há foco infeccioso evidente. Recomenda-se, por eficácia comprovada, o uso de:
Um menino de 5 anos apresenta hemartrose de quadril e tem o diagnóstico de hemofilia A. As alterações nos testes laboratoriais que se esperam são: