Questões na prática

Ortopedia

Paciente de 35 anos de idade, sexo masculino, deu entrada no serviço de emergência referindo que ao jogar futebol torceu o tornozelo direito. Ao exame, ele apresentava um edema acentuado com equimoses no bordo externo do tornozelo; dor importante e impotência funcional do membro inferior direito. Na radiografia do tornozelo se observa uma fratura por avulsão do maléolo fibular. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta:

A
Este tipo de lesão deve ser considerado como entorse grau I
B
Pela fratura em avulsão o entorse deve ser considerado grau III
C
Considera-se este tipo de lesão como uma distensão muscular
D
O entorse deve ser classificado como grau II pela pequena instabilidade
E
O mais importante é realizar um exame de Ressonância Magnética, pois os dados apresentados são insuficientes para julgar o caso
Criança de 06 anos de idade apresenta-se com quadro de febre alta, dor torácica, dispneia, tosse seca. A radiografia de tórax mostra uma condensação pneumônica no hemitórax direito com discreto derrame pleural. O agente etiológico mais provável é:
Um neonato masculino de 1600g não apresentou nenhum problema na sala de parto, tem estatura de 48 cm, PC de 33 cm e nenhuma evidência de anormalidade física. A avaliação da idade gestacional pela data da ultima menstruação (DUM) e pelo exame neurológico indica que nasceu com 36 semanas. A mais provável complicação nas próximas 12 horas é de:
Das parasitoses abaixo, a que acompanha a eosinofilia é:
Mulher de 29 anos apresenta-se em trabalho de parto após gestação de 39 semanas. Foi diagnosticada durante o 2º trimestre da gestação como tendo diabetes gestacional e tratada com dieta. O exame ultrassonográfico mostrou um feto com peso de 4000g não se identificou nenhuma anomalia congênita. Após um parto prolongado, caracterizado pela falta de descida da cabeça, foi diagnosticada desproporção cefalopélvica e feita a intervenção cirúrgica (cesariana). Nasceu um neonato pletórico, com peso de 4000g. Constatou-se que o neonato exibia esforços respiratórios irregulares e uma frequência cardíaca de 100 bpm logo após nascimento. O índice de Apgar no 1º minuto foi de 05; o pH do cordão umbilical foi de 7.10. Este neonato está em risco dos eventos abaixo, exceto:
Compartilhar