Questões na prática

Ortopedia

Paciente de 35 anos de idade, sexo masculino, deu entrada no serviço de emergência referindo que ao jogar futebol torceu o tornozelo direito. Ao exame, ele apresentava um edema acentuado com equimoses no bordo externo do tornozelo; dor importante e impotência funcional do membro inferior direito. Na radiografia do tornozelo se observa uma fratura por avulsão do maléolo fibular. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta:

A
Este tipo de lesão deve ser considerado como entorse grau I
B
Pela fratura em avulsão o entorse deve ser considerado grau III
C
Considera-se este tipo de lesão como uma distensão muscular
D
O entorse deve ser classificado como grau II pela pequena instabilidade
E
O mais importante é realizar um exame de Ressonância Magnética, pois os dados apresentados são insuficientes para julgar o caso
Um menino de seis anos apresenta há cinco dias numerosas crostas melicéricas na região perinasal e perioral. Observa-se ao exame, além das lesões, a presença de linfonodomegalia na região cervical. Com base nesses dados, considere as seguintes afirmativas: 1. O agente etiológico é o S. aureus ou o estreptococo beta-hemolítico do grupo A; 2. Para o tratamento, é importante orientar a limpeza com sabonete antisséptico; 3. O agente etiológico é o herpes-vírus tipo I ou ainda o vírus Varicela-Zóster; 4. Para o tratamento, é importante remover crostas e utilizar aciclovir via oral. Assinale a alternativa correta.
Criança com 2 anos de idade apresenta febre persistente, linfonodomegalia e hepatoesplenomegalia. Hemograma demonstra anemia, leucopenia e plaquetopenia. Aspirado de medula óssea afastou a hipótese de leucemia. Foi então pensado em síndrome hemofagocítica. Para esse diagnóstico, espera-se encontrar:
Assinale a alternativa que apresenta drogas antiepiléticas de uso contínuo que podem ser efetivas no tratamento profilático para a prevenção de recidivas de convulsão febril.
Com relação ao hemangioma da infância, é correto afirmar:
Compartilhar