Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Pneumologia

Paciente de 35 anos, fumante, assintomático, é encaminhado para avaliação de lesão expansiva mediastinal detectada em exame radiológico do tórax de rotina. A tomografia computadorizada demonstra lesão arredondada de 6 centímetros de diâmetro, sólida, com limites bem definidos, situada no mediastino posterior junto à goteira paravertebral esquerda ao nível do quarto arco costal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável no caso?

A
Timoma.
B
Carcinoma brônquico.
C
Cisto de duplicação tipo entérico.
D
Tumor neurogênico.
E
Seminoma mediastinal.
André, 35 anos de idade, queixa-se de dor em região lombar direita há 2 semanas, com irradiação para membro inferior direito, sem alívio com paracetamol 500 mg. Ao exame, sente dor à palpação da musculatura paravertebral e da região lombar direita. Não apresenta alterações no exame neurológico. A conduta mais adequada é:
Homem, 65 anos, no 3º pós-operatório de correção de aneurisma de aorta abdominal, internado em leito intensivo com via aérea definitiva, apresenta hipóxia com aumento da pressão da via aérea, hipotensão, oligúria progressiva, abdome tenso e distendido. Realizado USG de abdome, que não evidenciou presença de líquido livre na cavidade abdominal. Mensurada pressão intra-abdominal = 13 mmHg. Assinale a alternativa correta.
Paciente de seis anos, do sexo masculino, com história clínica de claudicação e dor na face interna da coxa e joelho direito, além de claudicação à custa do mesmo membro. No exame clínico do quadril direito, apresenta abdução de 25 graus e rotação interna de 10 graus. O diagnóstico mais provável deste paciente é:
Paciente de 13 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor em região anterior do joelho direito. Ele pratica handebol 3 vezes por semana. A radiografia do joelho mostra um ossículo na inserção do ligamento patelar junto à tuberosidade anterior da tíbia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar