Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente de 35 anos, gesta 2, para 1; uma cesárea anterior por feto hidrópico, sangue Rh negativo; Coombs indireto 1/64 com idade gestacional de 24 semanas. Qual a melhor conduta?

A
Dosagens semanais de Coombs indireto.
B
Dosagem Imediata de Coombs direto.
C
Corticoterapia e cesariana.
D
Dosagem espectrofotométrica de bilirrubina no líquido amniótico.
Paciente do sexo masculino, 38 anos, pedreiro, casado, natural e procedente de Natal, é admitido em pronto-socorro queixando-se de dor abdominal difusa e febre alta, que se seguiu a sonolência. O acompanhante revela que o quadro se instalou nas últimas 48 horas e que o paciente é portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica. Ao examiná-lo, o médico evidencia sonolência, miose, taquisfigmia, temperatura de 38 graus centígrados, torpor. Não há sinais de irritação meningo-radicular. A ausculta cardiopulmonar não acrescenta novos dados. O exame abdominal revela ascite tensa. A intervenção terapêutica correta para esse caso é:
Na avaliação pré-operatória de um paciente com IRC terminal atendido para realizar transplante renal, há contra-indicação para o transplante quando ocorre:
Uma paciente de 50 anos de idade que já foi submetida à quimioterapia sistêmica para linfoma apresenta hematúria macroscópica. O agente quimioterápico que pode causar cistite hemorrágica é:
Paciente de 60 anos de idade, com quadro de icterícia (+3/+4) há 20 dias associada a prurido e colúria, é submetido a ultrassonografia de abdome, que evidencia dilatação de via biliar intra e extra-hepática associada a lesão sólida de 3 cm em cabeça pancreática. Em relação a esse caso, é correto afirmar:
Compartilhar