Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Paciente de 35 anos que recebeu transplante de fígado desenvolve febre e sinais meníngeos. O exame de líquor demonstrou sinais compatíveis com infecção fúngica. Qual é a causa mais comum de meningite fúngica nesse caso?

A
Aspergillus.
B
Cândida.
C
Mucor.
D
Criptococo.
E
Rhizopus.
Um homem de 20 anos é trazido para a sala de emergência pela polícia após um surto no campus da universidade local. De acordo com seu prontuário médico, consta tratamento prévio de depressão. Ele descreve seu humor como “ótimo”, mas alega estar acordado por quatro dias devido ao trabalho em várias invenções. Ele admite ter pensamentos rápidos e acredita que Deus o escolheu para ser o Messias. Na verdade, anjos lhe ordenaram roubar a associação dos estudantes, a fim de começar uma nova igreja. Exame toxicológico de urina realizado a fim de descartar abuso de drogas como causa de seus sintomas, muito provavelmente revelará qual substância?
Em relação à infecção de vias aéreas superiores, é correto afirmar:
Sobre a torção testicular, é correto afirmar que:
Um recém-nascido a termo, com 6 dias de vida é trazido à emergência por "amarelão". O bebê mama ao seio, chora apenas quando tem fome ou desconforto e evacua fezes semi-líquidas amarelas 5 vezes/dia. O exame físico é normal, exceto por icterícia generalizada. O plantonista solicita hemograma e bilirrubinas e recebe os seguintes resultados: bilirrubina total = 10mg%, bilirrubina direta = 0,9mg%; hemograma normal. Qual a hipótese mais provável e a conduta mais adequada respectivamente?
Compartilhar