Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente de 35 anos, sexo masculino, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar persistente há seis meses. Refere que a mesma é pior ao acordar e melhora ao longo do dia com movimentação ou exercícios. Procurou pronto-socorro há alguns meses, tendo recebido receita de anti-inflamatório, do qual faz uso eventual com melhora parcial do quadro. Exame físico mostrou dor à palpação das articulações sacroilíacas e restrição da flexão da coluna (teste de Schober positivo). Exames laboratoriais recentes estão normais. Radiografia de tórax e de sacroilíacas estão normais. Considerando a principal hipótese diagnóstica para este paciente, qual a conduta terapêutica mais adequada no momento?

A
Iniciar corticoide oral.
B
Iniciar sulfassalazina.
C
Iniciar metotrexato.
D
Iniciar antagonista de TNF.
E
Iniciar anti-inflamatório em horários fixos.
Lucinha, 10 meses, com quadro de diarreia, um episódio de vômito e desidratação leve, compareceu ao posto de saúde. Sua mãe já estava medicando a criança com elixir paregórico, metoclopramida, mantendo o aleitamento materno junto com o soro de reidratação oral e queria iniciar, imediatamente, hidratação venosa. O pediatra, no entanto, afirmou que apenas uma dessas opções estava CORRETA. Por favor, marque-a:
Rogério,12 anos, foi vítima de atropelamento, tendo sofrido trauma torácico. Posteriormente, observou-se a “Tríade de Beck” (turgência jugular, queda da pressão arterial e abafamento de bulhas cardíacas), caracterizando um quadro de:
Kerlianne, 3 anos, afrodescendente, mora em uma favela. As condições sanitárias de sua residência são bastante precárias. Recentemente, apresentou quadro abrupto de diarreia líquida, seguida de febre elevada, cefaleia, acentuada palidez cutâneo-mucosa e sinais flogísticos em membro inferior direito, caracterizando uma osteomielite. Qual a provável etiologia do quadro diarreico? Que outra patologia de base poderia estar associada? Por favor, marque a opção que, provavelmente, envolve a etiologia da diarreia e a doença de base da garota?
Qual destes marcadores é o melhor indicador da endometriose avançada?
Compartilhar