Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente de 35 anos, sexo masculino, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar persistente há seis meses. Refere que a mesma é pior ao acordar e melhora ao longo do dia com movimentação ou exercícios. Procurou pronto-socorro há alguns meses, tendo recebido receita de anti-inflamatório, do qual faz uso eventual com melhora parcial do quadro. Exame físico mostrou dor à palpação das articulações sacroilíacas e restrição da flexão da coluna (teste de Schober positivo). Exames laboratoriais recentes estão normais. Radiografia de tórax e de sacroilíacas estão normais. Considerando a principal hipótese diagnóstica para este paciente, qual a conduta terapêutica mais adequada no momento?

A
Iniciar corticoide oral.
B
Iniciar sulfassalazina.
C
Iniciar metotrexato.
D
Iniciar antagonista de TNF.
E
Iniciar anti-inflamatório em horários fixos.
Em uma criança com estenose hipertrófica de pilórica espera-se encontrar:
Um menino com síndrome de Down está com 8 meses de idade e tem história de obstipação desde o nascimento. Nunca recebeu aleitamento materno. O médico solicita o exame de enema baritado, onde observa-se zona de transição. O diagnóstico mais provável é:
Nos acidentes que envolvem as mãos, é frequente a ocorrência de fratura dos metacarpianos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
As dores recorrentes nos membros são mais frequentes nos escolares entre 6 a 10 anos de idade, com discreto predomínio nas meninas. Essas dores acometem, principalmente, os membros inferiores e costumam ser não articulares. O diagnóstico mais comum dessas dores é chamado:
Compartilhar