Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, de 35 anos, sexo masculino, casado há cinco anos, há três anos tenta gestação. Traz o seguinte espermograma: Volume = 6,0 ml; pH = 8,5; viscosidade aumentada; 20 milhões de sptz/ml; motilidade A + B = 35%. A suspeita clínica é compatível com:

A
agenesia de ductos deferentes.
B
varicocele.
C
prostatovesiculite.
D
uso de testosterona.
Um jovem de 20 anos, concluindo o ensino médio, foi pouco à escola no último mês. Nos últimos meses, vem se envolvendo com questões filosóficas e parapsicológicas, temas que nunca haviam lhe interessado antes. Tem passado muito tempo isolado no seu quarto, convivendo pouco, inclusive com a família. Vem tomando pouco banho e quase não troca de roupa. Por insistência da mãe, contra a sua vontade, vai para uma consulta médica. Na consulta, tem um comportamento inadequado com riso imotivado e respostas sem sentido. Qual é o diagnóstico mais provável?
Todas as abaixo estão associados ao hipotireoidismo congênito, EXCETO:
O teste sorológico mais específico para o diagnóstico de infecção aguda pelo vírus Epstein-Barr é a dosagem de:
Responda de acordo com as assertivas abaixo:I. O cisto tireoglosso é palpável na linha média do pescoço, é móvel à protusão da língua e à deglutição, devido a sua comunicação com a base da língua.II. O tratamento é cirúrgico e consiste na ressecção do cisto e do trajeto fistuloso até o osso hioide.III. O cisto tireoglosso pode manifestar-se como um abscesso cervical mediano, com fistulização secundária, ou mesmo sofrer degeneração maligna.
Compartilhar