Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Paciente de 36 anos, do sexo feminino, com diagnóstico de AIDS há 3 meses, quando iniciou tratamento com biovir e efavirens, apresentou dosagem de CD4 de 118 cel mm³. Refere, há 2 semanas, quadro de diarreia aquosa em grande volume acompanhada de distensão, flatulência e dor abdominal, emagrecimento de aproximadamente 3 kg. É correto afirmar:

A
Devemos pensar em doença de Crohn e iniciar imediatamente tratamento com corticosteroides.
B
Trata-se de quadro compatível com retocolite ulcerativa inespecífica, devendo ser indicada colonoscopia.
C
Paciente deve ter Criptosporidiose ou Isospora belli, devendo ser feita investigação desses agentes nas fezes.
D
Deve-se considerar fortemente a possibilidade de micobactéria atípica, portanto tratar.
E
Com grande possibilidade, deve ser infestação por Oxyurus vermicularis.
Em relação à hemodinâmica dos estados de choque, considerar as assertivas abaixo: I - No choque cardiogênico, a pressão capilar pulmonar está elevada, o índice cardíaco está diminuído e o índice de resistência vascular sistêmica está elevado. II - No choque hipovolêmico, a pressão capilar pulmonar está diminuída, o índice cardíaco está diminuído e o índice de resistência vascular sistêmica está elevado. III - No choque distributivo, a resistência vascular sistêmica está diminuída e o débito cardíaco está aumentado. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):
São sinais clínicos de hipoglicemia neonatal, exceto:
Paciente de 81 anos, gastrectomizado há 10 anos por adenocarcinoma gástrico, apresentando disfagia, fraqueza muscular, alteração da memória e desequilíbrio. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Mulher de 45 anos, peso 80 kg, altura 1,60m, durante realização de exames de rotina apresentou glicemia de jejum = 205 mg/dL. Procurou um clínico geral que recomendou uma educação alimentar compatível com presença de diabetes mellitus e realização de caminhadas de 40 minutos 3x/semana. Após 60 dias a paciente perdeu 6 kg, mas ainda apresentava glicose de jejum alterada (novo exame = 180 mg/dL). Baseado nestes dados e segundo as diretrizes para tratamento de diabetes mellitus, qual a opção terapêutica mais adequada para esta paciente?
Compartilhar