Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Paciente de 36 anos, do sexo feminino, com diagnóstico de AIDS há 3 meses, quando iniciou tratamento com biovir e efavirens, apresentou dosagem de CD4 de 118 cel mm³. Refere, há 2 semanas, quadro de diarreia aquosa em grande volume acompanhada de distensão, flatulência e dor abdominal, emagrecimento de aproximadamente 3 kg. É correto afirmar:

A
Devemos pensar em doença de Crohn e iniciar imediatamente tratamento com corticosteroides.
B
Trata-se de quadro compatível com retocolite ulcerativa inespecífica, devendo ser indicada colonoscopia.
C
Paciente deve ter Criptosporidiose ou Isospora belli, devendo ser feita investigação desses agentes nas fezes.
D
Deve-se considerar fortemente a possibilidade de micobactéria atípica, portanto tratar.
E
Com grande possibilidade, deve ser infestação por Oxyurus vermicularis.
O sítio de implante metastático mais frequente no câncer de próstata é:
Considere um paciente do sexo masculino, 60 anos, com diagnóstico de hérnia inguinal D há um ano. Apresenta queixas de trânsito intestinal alterado e prostatismo. A cirurgia de dissecção do saco herniário e do cordão espermático exigiu uso intensivo do eletrocautério. No 7° dia de pós-operatório, o paciente queixa-se de dor e aumento de volume testicular. Ao exame clínico, edema de bolsa escrotal, sem sinais de infecção. O diagnóstico mais provável dessa complicação e a conduta mais adequada para o caso são, respectivamente:
Qual é a etiologia da doença (VER IMAGEM), caracterizada por uma adenopatia cervical, única e de caráter agudo?
T.S.J., 38 anos, trabalhando há 9 anos em indústria metalúrgica como supervisor de controle de qualidade, apresenta em consulta com otorrinolaringologista queixa de zumbido e dificuldade auditiva há 20 anos em orelha esquerda, com agravamento dos sintomas há 8 meses. Considerando o audiograma abaixo, assinale a alternativa CORRETA: (VER IMAGEM)
Compartilhar