Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Paciente de 36 anos, do sexo feminino, com diagnóstico de AIDS há 3 meses, quando iniciou tratamento com biovir e efavirens, apresentou dosagem de CD4 de 118 cel mm³. Refere, há 2 semanas, quadro de diarreia aquosa em grande volume acompanhada de distensão, flatulência e dor abdominal, emagrecimento de aproximadamente 3 kg. É correto afirmar:

A
Devemos pensar em doença de Crohn e iniciar imediatamente tratamento com corticosteroides.
B
Trata-se de quadro compatível com retocolite ulcerativa inespecífica, devendo ser indicada colonoscopia.
C
Paciente deve ter Criptosporidiose ou Isospora belli, devendo ser feita investigação desses agentes nas fezes.
D
Deve-se considerar fortemente a possibilidade de micobactéria atípica, portanto tratar.
E
Com grande possibilidade, deve ser infestação por Oxyurus vermicularis.
Com relação aos quadros de delirium, podemos afirmar que:
Ao serem avaliadas as alterações fisiológicas da coagulação na gravidez normal, pode-se afirmar que existe aumento: 1) da concentração de fibrinogênio em 50%; 2) moderado da concentração de plaquetas com o progredir da gravidez; 3) considerável dos fatores I, VII, VIII, IX E X; 4) das atividades dos fatores XI e XIII. Estão corretas somente as afirmações:
Gestante de 1° trimestre foi inadvertidamente vacinada contra rubéola. Qual a conduta?
Sobre a epifisiólise, ou escorregamento epifisário proximal do fêmur, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) O sinal de Trethowan é visto nos raios X de frente da bacia e corresponde a uma área de esclerose semicircular no colo devido à sobreposição da imagem da epífise escorregada. ( ) O desvio do colo do fêmur ocorre para superior e anterior. ( ) O objetivo principal do tratamento é a fusão precoce da fise, impedindo o agravamento do quadro.
Compartilhar