Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Hepatologia

Paciente de 38 anos, masculino, portador de hepatite C apresenta há 6 semanas lesões papulares eritematovioláceas em tornozelos e punhos e lesões reticulares esbranquiçadas em mucosa jugal e lábios. Refere prurido intenso e aparecimento de lesões lineares em áreas de escoriação. Ao exame, é possível perceber linhas esbranquiçadas reticuladas no topo das pápulas. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:

A
Alguns medicamentos como cloroquina e hidroclorotiazida podem induzir lesões semelhantes ao líquen plano.
B
O fenômeno de Koebner ocorre no líquen plano e está demonstrado no caso acima ilustrado.
C
O acometimento de mucosas, couro cabeludo e unhas é incomum.
D
As estrias de Wickham são mais bem visualizadas à dermatoscopia ou após aplicação de óleo mineral sobre a pápula.
E
<p>O líquen plano está associado à hepatite C em cerca de 20-30% dos casos.</p>
Adolescente de 14 anos, obeso, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana, porém não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame, não se observam edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Ao RAIO X de quadril observa-se alteração da linha de Klein à E. A principal hipótese diagnóstica é:
Bruno, um paciente nascido a termo, sem intercorrências na gestação e no período neonatal, em uma consulta aos 3 meses de idade, apresenta as mãos sempre fechadas, não sorri e não sustenta a cabeça. A conduta mais apropriada para esse caso é:
Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia e do Consenso Latino Americano sobre Rinossinusite, o diagnóstico de rinossinusite é baseado na presença de fatores maiores e menores. Indique a alternativa em que estão relacionados, respectivamente, DOIS FATORES MAIORES E UM FATOR MENOR, que são preditivos de rinossinusite aguda.
Lactente de 20 meses apresenta quadro de dor intensa à mobilização do cotovelo direito. O pai informa que a dor surgiu subitamente, após a criança ser erguida pelo antebraço. Essa condição clínica é decorrente de:
Compartilhar