Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Hepatologia

Paciente de 38 anos, masculino, portador de hepatite C apresenta há 6 semanas lesões papulares eritematovioláceas em tornozelos e punhos e lesões reticulares esbranquiçadas em mucosa jugal e lábios. Refere prurido intenso e aparecimento de lesões lineares em áreas de escoriação. Ao exame, é possível perceber linhas esbranquiçadas reticuladas no topo das pápulas. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:

A
Alguns medicamentos como cloroquina e hidroclorotiazida podem induzir lesões semelhantes ao líquen plano.
B
O fenômeno de Koebner ocorre no líquen plano e está demonstrado no caso acima ilustrado.
C
O acometimento de mucosas, couro cabeludo e unhas é incomum.
D
As estrias de Wickham são mais bem visualizadas à dermatoscopia ou após aplicação de óleo mineral sobre a pápula.
E
<p>O líquen plano está associado à hepatite C em cerca de 20-30% dos casos.</p>
Homem, 35 anos, foi vítima de trauma abdominal fechado, por desaceleração brusca em acidente automobilístico. A equipe de resgate informou que o paciente estava com cinto de segurança de 2 pontas, colocado de forma incorreta. Foi observada equimose linear transversa na parede abdominal. Á palpação abdominal observou-se descompressão dolorosa mais acentuada na parte central do abdome. Á ausculta havia diminuição da peristalse. A víscera mais provavelmente lesada é:
A causa mais comum de hipoparatireoidismo é:
Os tipos de HPV relacionados a tumores malignos são:
Paciente de 19 anos, sabidamente asmático, procura atendimento por dispneia importante e achados de exame físico compatíveis com crise asmática grave. Qual conduta, dentre os itens abaixo, está contraindicada?
Compartilhar