Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente de 40 anos, diabética com disúria e polaciúria há 7 dias evoluiu para febre alta, dor lombar direita e mal estar geral com punho - percussão dolorosa na mesma região. Após internação recebeu cefalotina 2,0 g IV 6/6 hs, hidratação endovenosa e controle dos níveis glicêmicos com insulina. Após 2 dias, persiste com febre alta (39 ºC), piora do hemograma e dores em cólica que acentuaram em sua periodicidade e gravidade. A conduta imediata deve ser:

A
trocar antibioticoterapia empiricamente por cefalosporina de 3ª geração.
B
realizar melhor hidratação endovenosa, colher hemocultura e trocar antibioticoterapia para ciprofloxacina endovenosa.
C
associar aminoglicosídeo, solicitar ultrassom renal e realizar derivação urinária temporária.
D
solicitar urografia excretora na urgência.
E
laparotomia ou lombotomia exploradora na emergência.
A maioria dos incidentalomas adrenais são:
Em um paciente de 54 anos, realizou-se uma tomografia computadorizada do tórax e encontrou-se incidentalmente um nódulo pulmonar solitário, com dois centímetros de diâmetro, circunscrito ao lobo superior do pulmão direito. Qual das condutas abaixo não deve ser tomada?
É sabido que a síndrome mielodisplásica pode evoluir para leucemia mieloide aguda, probabilidade que pode ser estimada através de um sistema internacional de pontuação diagnóstica. Assinale a opção que contempla duas variáveis que integram aquele sistema:
No “screening” da síndrome demencial utiliza-se, com frequência, o mini exame do estado mental. Quando de sua aplicação é solicitado ao paciente que repita, imediatamente, três palavras pronunciadas pelo examinador. Este teste objetiva a avaliação da memória:
Compartilhar