Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente de 40 anos, diabética com disúria e polaciúria há 7 dias evoluiu para febre alta, dor lombar direita e mal estar geral com punho - percussão dolorosa na mesma região. Após internação recebeu cefalotina 2,0 g IV 6/6 hs, hidratação endovenosa e controle dos níveis glicêmicos com insulina. Após 2 dias, persiste com febre alta (39 ºC), piora do hemograma e dores em cólica que acentuaram em sua periodicidade e gravidade. A conduta imediata deve ser:

A
trocar antibioticoterapia empiricamente por cefalosporina de 3ª geração.
B
realizar melhor hidratação endovenosa, colher hemocultura e trocar antibioticoterapia para ciprofloxacina endovenosa.
C
associar aminoglicosídeo, solicitar ultrassom renal e realizar derivação urinária temporária.
D
solicitar urografia excretora na urgência.
E
laparotomia ou lombotomia exploradora na emergência.
Sra. Clotilde, 80 anos, é submetida à cirurgia de emergência para tratamento de ruptura de aneurisma de aorta abdominal. No terceiro dia de pós-operatório queixa-se de dor de forte intensidade em flanco esquerdo e apresenta diarreia mucossanguinolenta. O diagnóstico mais provável é:
Escolar de 6 anos de idade com antecedente de epilepsia, em uso regular de ácido valpróico, chega ao pronto-socorro pediátrico em crise convulsiva tônico-clônica generalizada afebril, controlada com diazepam EV. Após 2h, volta a apresentar crise convulsiva de mesmo padrão refratária a nova dose de diazepam EV. Qual o anticonvulsivante de segunda escolha mais indicada para esse paciente?
Recém-nascido com 48 horas de vida, idade gestacional de 31 semanas, peso de 1.500 gramas, apresenta três episódios de pausa respiratória, cada um de 20 a 25 segundos de duração. Nestes três episódios, a frequência cardíaca caiu de 140 para 100 bpm, a criança permaneceu sem movimentação e com oximetria de 75 %. Entre os episódios, entretanto, o bebê apresenta atividade normal, frequência respiratória 50 mpm. A dosagem de glicose no sangue é de 50 mg/dl e o cálcio sérico é 8 mg/dl. Os episódios de pausa respiratória da criança são provavelmente por:
Homem de 80 anos de idade, tabagista, com diagnóstico prévio de artrose, sofreu queda da própria altura há 5 horas, impedindo a sua deambulação. O exame físico revela encurtamento de 2 cm do membro inferior direito e postura em rotação externa do membro. O diagnóstico e as respectivas condutas diagnóstica e terapêutica serão:
Compartilhar