Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente de 41 anos, sexo masculino, submetido a laparotomia exploradora pós-ferimento por arma de fogo, com múltiplas rafias intestinais e esplenectomia, evoluiu no quinto pós-operatório com volumosa saída de secreção sero- sanguinolenta pela ferida operatória, tipo “água de carne”. Marque a alternativa CORRETA:

A
Trata-se de evisceração, devendo-se encaminhá-lo para ressutura de parede imediata.
B
Trata-se de evisceração, podendo-se reduzir o conteúdo para a cavidade e realizar sutura com anestesia local se possível, visando reduzir o trauma metabólico cirúrgico.
C
Trata-se de infecção de ferida operatória, devendo-se abrir a ferida, realizar lavagem exaustiva da mesma com soro fisiológico e iniciar a antibioticoterapia de acordo com resultado de cultura específica.
D
Trata-se de hematoma em ferida operatória, devendo-se abrir os pontos e drenar o mesmo.
E
Trata-se de seroma de ferida operatória, devendo-se abrir a ferida operatória e realizar lavagem com soro fisiológico.
Dentre as situações clínicas abaixo citadas, indique a que tem indicação de toracotomia de urgência.
São causas orgânicas que podem gerar tanto psicose quanto depressão e mania, EXCETO:
Um homem de 70 anos, fumante, foi internado por hematêmese e melena. A endoscopia digestiva alta revela uma úlcera duodenal com coágulo aderido. Opta-se por tratamento clínico com omeprazol intravenoso, 160 mg/dia, por 3 dias. Após 48 horas, o paciente apresenta melena e sua hemoglobina baixa 2 g%. É correto afirmar:
A respeito das biópsias de linfonodos suspeitos de malignidade, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar