Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente de 41 anos, sexo masculino, submetido a laparotomia exploradora pós-ferimento por arma de fogo, com múltiplas rafias intestinais e esplenectomia, evoluiu no quinto pós-operatório com volumosa saída de secreção sero- sanguinolenta pela ferida operatória, tipo “água de carne”. Marque a alternativa CORRETA:

A
Trata-se de evisceração, devendo-se encaminhá-lo para ressutura de parede imediata.
B
Trata-se de evisceração, podendo-se reduzir o conteúdo para a cavidade e realizar sutura com anestesia local se possível, visando reduzir o trauma metabólico cirúrgico.
C
Trata-se de infecção de ferida operatória, devendo-se abrir a ferida, realizar lavagem exaustiva da mesma com soro fisiológico e iniciar a antibioticoterapia de acordo com resultado de cultura específica.
D
Trata-se de hematoma em ferida operatória, devendo-se abrir os pontos e drenar o mesmo.
E
Trata-se de seroma de ferida operatória, devendo-se abrir a ferida operatória e realizar lavagem com soro fisiológico.
Um homem de 75 anos de idade foi atendido no posto de saúde com história de dor abdominal tipo cólica de leve a moderada intensidade há cerca de um mês. Referiu que apresentava hematoquezia há cerca de três meses e que, há duas semanas, notou tumor na fossa ilíaca esquerda de +/- 10 cm de diâmetro. Negou febre e referiu astenia e perda de cerca de 10% de seu peso habitual nos últimos dois meses. Negou antecedentes familiares de neoplasias, diabetes e doenças cardiológicas. Considerando esse caso e a hipótese diagnóstica de câncer no cólon, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa em que todos os itens são considerados indicação de tratamento cirúrgico na ureterolitíase:
Qual é o conteúdo de uma Hérnia de Littré:
Qual é a sequência ADEQUADA para tratamento do Estado de Mal Asmático (Asma Aguda Grave), em Pediatria?
Compartilhar