Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente de 41 anos, sexo masculino, submetido a laparotomia exploradora pós-ferimento por arma de fogo, com múltiplas rafias intestinais e esplenectomia, evoluiu no quinto pós-operatório com volumosa saída de secreção sero- sanguinolenta pela ferida operatória, tipo “água de carne”. Marque a alternativa CORRETA:

A
Trata-se de evisceração, devendo-se encaminhá-lo para ressutura de parede imediata.
B
Trata-se de evisceração, podendo-se reduzir o conteúdo para a cavidade e realizar sutura com anestesia local se possível, visando reduzir o trauma metabólico cirúrgico.
C
Trata-se de infecção de ferida operatória, devendo-se abrir a ferida, realizar lavagem exaustiva da mesma com soro fisiológico e iniciar a antibioticoterapia de acordo com resultado de cultura específica.
D
Trata-se de hematoma em ferida operatória, devendo-se abrir os pontos e drenar o mesmo.
E
Trata-se de seroma de ferida operatória, devendo-se abrir a ferida operatória e realizar lavagem com soro fisiológico.
Paciente de 28 anos, nulípara, apresenta diagnóstico histopatológico de NIC lll, obtido através de biópsia colpodirigida. A melhor conduta a ser tomada é:
Qual dos sinais ou sintomas NÃO se relaciona à pré-eclâmpsia grave:
Qual das seguintes vacinas é constituída de vírus vivo atenuado?
Associe as doenças de etiologia genética (coluna da esquerda) aos tipos de herança (coluna da direita). 1- Hemofilia A; 2- Anemia falciforme; 3- Fibrose cística; 4- Neurofibromatose; 5- Síndrome da Edwards; ( ) Herança autossômica dominante; ( ) Herança autossômica recessiva; ( ) Herança recessiva ligada ao X. A sequência númerica correta, de cima para baixo, da coluna direita, é:
Compartilhar