Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente de 42 anos apresenta tremor de mãos que se torna mais óbvio quando ela tenta realizar uma ação. O tremor desaparece com o sono. Esse tipo de tremor está relacionado com doenças em que estrutura do SNC?

A
Tálamo.
B
Cerebelo.
C
Substância negra.
D
Medula espinhal.
E
Cápsula interna.
Leia o caso abaixo para responder a questão a seguir. Não se espera que, em uma situação de emergência, seja feita uma anamnese e avaliação clínica pormenorizada. Todavia, um grave (e grosseiro) erro é não levar em consideração as queixas somáticas de um paciente psiquiátrico por prejulgar que ele não tem condições mentais de dizer o que, de fato, clinicamente, lhe ocorre. Diversas doenças clínicas podem se manifestar com alterações de comportamento ou no curso de uma doença mental. O vice-versa também é verdadeiro, ou seja, doenças mentais podem levar a problemas clínicos, p.ex.: um paciente psicótico que engole cacos de vidro e tem um sangramento digestivo. Tendo em vista esta mesma ideia, da relação entre enfermidades mentais e sinais e sintomas clínicos, a melhor relação entre as 2 colunas abaixo é? Coluna 1: 1- Paciente com alterações de ECG e eletrólitos e 25% (ou mais) abaixo do peso esperado. 2- Desconfiança, agitação, ansiedade, taquicardia, hipertensão ... infarto agudo do miocárdio. 3- Ereção peniana persistente seguida de dor. 4- Paciente psiquiátrico com hipertermia; rigidez muscular; instabilidade autônoma; sintomas parkinsonianos; estupor catatônico; sinais neurológicos; 10 a 30% de fatalidade; creatinina fosfolipase elevada. Coluna 2: A- Intoxicação por cocaína. B- Priapismo. Efeito adverso de algumas medicações psiquiátricas, em especial o antidepressivo Trazodona. C- Síndrome neuroléptica maligna. D- Pânico homossexual. E- Síndrome de Don Juan. F- Anorexia nervosa. G- Sintomas histéricos. Assinale a alternativa que indica a relação correta.
Em relação ao exame bacteriológico para o diagnóstico da tuberculose pulmonar, deverá ser considerado como tuberculose pulmonar positiva o caso que apresente:
Droga de escolha para o tratamento da faringite estreptocócica:
Uma senhora de 48 anos, portadora de infecção urinária há 1 ano, vem à consulta médica portando um RX de abdome onde se evidencia um cálculo medindo 3 cm, com baixa densidade e formato da pelve e cálices renais, em topografia de rim direito. A urinálise apresenta pH 7 e piúria e a urocultura apresenta Proteus mirabilis. Qual a hipótese mais provável para a composição da urolitíase?
Compartilhar