Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente de 42 anos apresenta tremor de mãos que se torna mais óbvio quando ela tenta realizar uma ação. O tremor desaparece com o sono. Esse tipo de tremor está relacionado com doenças em que estrutura do SNC?

A
Tálamo.
B
Cerebelo.
C
Substância negra.
D
Medula espinhal.
E
Cápsula interna.
Um paciente de 72 anos, após sofrer queda, no banheiro, com o hemitórax direito sobre o vaso sanitário, dá entrada no PS de um hospital, com muita dor e moderada dificuldade respiratória, principalmente na inspiração. Informa ser tabagista, portador de DPOC e HPB. A radiografia de tórax evidencia fraturas de quatro arcos costais direitos (do 4º ao 7º), sem sinais radiológicos de contusão pulmonar, pneumotórax ou hemotórax. A conduta terapêutica mais adequada para ser adotada nesse caso é
Uma adolescente de 15 anos, vítima de bala perdida, dá entrada num hospital. O orifício de entrada da bala fica na linha média do epigástrio e não há orifício de saída. É realizada uma laparotomia, verificando-se que o projétil perfurou o terço médio do pâncreas. Considerando casos dessa natureza, é correto afirmar:
Paciente do sexo feminino, 65 anos, é submetida a colecistectomia video-laparoscópica,devido a colelitíase. Na cirurgia, a parede da vesícula biliar aparenta espessamento. O anátomo-patológico revela adenocarcinoma de fundo de vesícula biliar de 1 cm de diâmetro, com invasão de camada muscular, porém sem ultrapassar a serosa. O estadiamento pósoperatório com tomografia de abdome e tórax não evidencia metástases a distância. A conduta adequada, nesse caso, é:
Escolar de nove anos é levado ao atendimento médico por apresentar há três semanas, dor em garganta, febre alta e prostração, tendo sido tratado apenas com antitérmicos. Há uma semana, existe um quadro de artrite de caráter migratório, acometendo tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. Exames laboratoriais indicam: leucocitose, VSH:50mm, ASO 1250 U todd. Nesse caso, o provável diagnóstico é:
Compartilhar