Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente de 42 anos, em acompanhamento médico por apresentar cirrose hepática de etiologia alcoólica diagnosticada por biopsia hepática realizada há oito meses. Retorna ao medico referindo diminuição da diurese e aumento do volume abdominal. O exame físico revela hepatomegalia, icterícia e ascite. Na investigação da ascite do paciente, o melhor exame para o diagnóstico de hipertensão portal é:

A
O gradiente de albumina soro-ascite maior que 1,1 g/dL
B
Ultrassonografia abdominal
C
Fosfatase alcalina e amilase séricas
D
Tomografia computadorizada do abdome
E
Biópsia hepática percutânea
Um menino com 9 anos de idade apresenta febre baixa e mal estar há 3 dias e dor de garganta e tosse há 2 dias. O raio X de tórax revela a presença de broncopneumonia com infiltrado unilateral em lobo médio direito. A opção foi pelo tratamento ambulatorial. Dos antibióticos abaixo, é indicado:
Em princípio, NÃO tem indicação de toracotomia de emergência:
Masculino, 12 anos, há 48 horas com dor de garganta e febre de 39,3°C . Ao exame nota-se hiperemia intensa do orofaringe. O teste rápido para estreptococo foi negativo e a cultura do material obtido por swab orofaríngeo revelou crescimento de Streptococcus alfa-hemolítico. Relata ter apresentado angioedema quando usou fenoximetilpenicilina potássica há 2 anos. O paciente deve ser tratado com:
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação à celulite pós-septal ou orbitária:
Compartilhar