Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente de 42 anos, em acompanhamento médico por apresentar cirrose hepática de etiologia alcoólica diagnosticada por biopsia hepática realizada há oito meses. Retorna ao medico referindo diminuição da diurese e aumento do volume abdominal. O exame físico revela hepatomegalia, icterícia e ascite. Na investigação da ascite do paciente, o melhor exame para o diagnóstico de hipertensão portal é:

A
O gradiente de albumina soro-ascite maior que 1,1 g/dL
B
Ultrassonografia abdominal
C
Fosfatase alcalina e amilase séricas
D
Tomografia computadorizada do abdome
E
Biópsia hepática percutânea
Correlacione a ordem correta para o procedimento de intubação de seqüência rápida conforme a técnica preconizada pelo ATLS (Advanced Trauma Life Suport®). A: Insuflar o balonete. B: Oxigenar o doente com oxigênio a 100 %. C: Administrar 1 a 2 mg/Kg de succinilcolina por via endovenosa. D: Interromper a compressão da cricóide. E: Intubação por via oro traqueal. F: Administrar um sedativo, etomidato, 0, 3 mg/Kg ou 30 mg. G: Ascultar o tórax do doente. H: Comprimir a cartilagem cricóide. Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição.
Dentre as complicações do tratamento conservador dos traumatismos hepáticos, podemos citar, EXCETO:
Espécies de candida são a causa mais comum de infecções fúngicas invasivas em humanos. A candidíase invasiva é uma doença do progresso médico que reflete os avanços da tecnologia do tratamento de saúde. Os fatores de risco implicados na sua maior frequência são:
Em relação à faringoamigdalite bacteriana (estreptocócica), qual das alternativas abaixo não é característica da doença em crianças?
Compartilhar