Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente de 42 anos, em acompanhamento médico por apresentar cirrose hepática de etiologia alcoólica diagnosticada por biopsia hepática realizada há oito meses. Retorna ao medico referindo diminuição da diurese e aumento do volume abdominal. O exame físico revela hepatomegalia, icterícia e ascite. Na investigação da ascite do paciente, o melhor exame para o diagnóstico de hipertensão portal é:

A
O gradiente de albumina soro-ascite maior que 1,1 g/dL
B
Ultrassonografia abdominal
C
Fosfatase alcalina e amilase séricas
D
Tomografia computadorizada do abdome
E
Biópsia hepática percutânea
Em pacientes com esclerose sistêmica, a presença de anticorpos antitopoisomerase I está associada à:
Anemias microcíticas e hipocrômicas podem estar relacionadas à deficiência de ferro, inflamações crônicas e talassemia. O parâmetro laboratorial capaz de, fidedignamente, identificar a anemia ferropriva dentre os abaixo é:
Em relação ao Herpes Zóster, é incorreto afirmar que:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de baixa visão e cegueira são: catarata, erros refrativos não corrigidos, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, opacidades corneanas, retinopatia diabética, tracoma, cegueira infantil e oncocercose. Dos listados acima, qual é a principal causa de cegueira nos países em desenvolvimento? E qual é a única causa de cegueira não evitável?
Compartilhar