Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 42 anos GII PII realiza conização com diagnóstico histopatológico de Adenocarcinoma de colo uterino in situ com margens cirúrgicas livres. A melhor conduta terapêutica é:

A
Histerectomia
B
Controle citológico e colposcópico
C
cirurgia de Wertheim-Meigs
D
Radioterapia
E
Quimioterapia
A insuficiência venosa crônica é uma das afecções mais prevalentes no mundo. A estratificação do grau da doença é importante para a orientação do tratamento. A classificação mais difundida e recomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular é a CEAP (clínica, etiológica, anatômica, fisiopatológica). Segundo esta classificação, uma mulher portadora de telangiectasias, veias varicosas e edema é classificada:
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. Uma concentração de PSA total no sangue superior a 4,0 ng/dl é considerada anormal na maioria das provas e é sugestiva de câncer de próstata, PORTANTO pode ser usado como padrão ouro para o diagnóstico de câncer de próstata e define a estratégia terapêutica.
RN de termo logo após o nascimento apresenta distensão abdominal, dispneia, gemência e massa palpável em linha média. Ao raio de abdome apresenta extensas calcificações por todo abdome, mais concentradas em mesogástrio. Qual o diagnóstico mais provável?
Com relação à classificação de estado físico pela Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA), numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda; 1. Paciente de 57 anos, feminino, com HAS controlada e colecistite aguda calculosa; 2. Paciente de 62 anos, masculino, cirrótico por ETOH, Child C, com perfuração de cólon após paracentese abdominal; 3. Paciente de 72 anos, masculino, com enfisema pulmonar e hipertensão pulmonar moderada, com oclusão arterial aguda em membro inferior esquerdo; 4. Paciente de 16 anos, feminino, hígida, com diagnóstico de hérnia umbilical pequena redutível; ( ) ASA V.; ( ) ASA I.; ( ) ASA III.; ( ) ASA II. Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA na coluna da direita, de cima para baixo.
Compartilhar