Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Paciente de 42 anos, sabidamente HIV positivo há 12 anos sem seguimento adequado, última consulta médica há 3 anos, apresenta quadro de tosse seca, intercalada com escarro branco, acompanhada de febre não muito elevada, dispneia e canseira aos esforços. No exame físico, paciente em REG taquidispneico FR 36 rpm FC 102 ipm, ausculta pulmonar MV rude e EC esparsos em ambos os hemitórax, RX de tórax infiltrado intersticial nas regiões peri hilares, Hemograma sem leucocitose ou desvio. LDH 1280 U/L. Indique a alternativa correta:

A
Provavelmente este paciente tem tuberculose pulmonar e deverá ser iniciado no esquema tríplice imediatamente.
B
Pelo quadro clínico, há forte suspeita de pneumonia por Pneumocystis cariini (jiroveci), e deve-se iniciar tratamento específico.
C
Deve tratar-se de infecção fúngica sistêmica, portanto deve-se iniciar fluconazol.
D
Deve ser citomegalovirus pulmonar, sendo necessário coleta de escarro para investigação.
E
Na dúvida da etiologia, colher exame de escarro e só iniciar tratamento após o resultado.
Quais são os exames de rotina que devem ser solicitados no pré-natal de baixo risco?
Na avaliação do desenvolvimento de uma criança, a ausência de alguns marcos são sinais de alarme e alerta para o pediatra. Qual correlação não indica atraso no desenvolvimento?
Em relação à gestação múltipla, assinale a alternativa correta.
De acordo com a OPAS/OMS, o Brasil é considerado como Área Subclínica grave para a deficiência de Vitamina A, mormente nos estados do Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha (MG). O acometimento mais severo desta carência é oftalmológico por suas sequelas que podem levar à cegueira. Assinale a alternativa que contém manifestações oculares decorrentes da carência em foco.
Compartilhar