Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Paciente de 42 anos, sexo masculino, procedente da área rural de Niquelândia, há 30 dias apresentava, no tornozelo direito, uma lesão ulcerada, medindo 5 cm de diâmetro. A intradermorreação de Montenegro era negativa. Nesse caso:

A
a intradermorreação de Montenegro negativa afasta o diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana.
B
a intradermorreação de Montenegro > 5 mm confirma o diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana.
C
a confirmação do diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana depende do encontro de formas amastigotas no exame parasitológico.
D
a intradermorreação de Montenegro negativa associada à reação de imunofluorescência indireta negativa afasta o diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana.
Em relação à escabiose, dermatozoonose causada pelo Sarcoptes scabiei var. hominis, assinalar a alternativa CORRETA:
Paciente com diagnóstico de endocardite bacteriana por Staphylococcus aureus apresenta creatinina sérica de 3,2 mg/dl e, ao exame de urina, proteínas ++, hemoglobina ++ com hematúria e cilindros hemáticos. Sobre estes achados, considerar as assertivas abaixo: I - O complemento sérico C3 deve estar diminuído. II - A biópsia deve revelar nefrite interstical. III - Provavelmente, a função renal melhorará com o tratamento da endocardite. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):
Em relação à hemodinâmica dos estados de choque, considerar as assertivas abaixo: I - No choque cardiogênico, a pressão capilar pulmonar está elevada, o índice cardíaco está diminuído e o índice de resistência vascular sistêmica está elevado. II - No choque hipovolêmico, a pressão capilar pulmonar está diminuída, o índice cardíaco está diminuído e o índice de resistência vascular sistêmica está elevado. III - No choque distributivo, a resistência vascular sistêmica está diminuída e o débito cardíaco está aumentado. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):
São sinais clínicos de hipoglicemia neonatal, exceto:
Compartilhar