Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Dermatologia

Paciente de 42 anos, sexo masculino, procedente da área rural de Niquelândia, há 30 dias apresentava, no tornozelo direito, uma lesão ulcerada, medindo 5 cm de diâmetro. A intradermorreação de Montenegro era negativa. Nesse caso:

A
a intradermorreação de Montenegro negativa afasta o diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana.
B
a intradermorreação de Montenegro > 5 mm confirma o diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana.
C
a confirmação do diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana depende do encontro de formas amastigotas no exame parasitológico.
D
a intradermorreação de Montenegro negativa associada à reação de imunofluorescência indireta negativa afasta o diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana.
Mulher de 32 anos apresenta-se na consulta com queixas de dores em "todo corpo", incluindo articulações. Não se queixa de rigidez, vermelhidão ou inchume articular. Refere-se à insônia devido à dor e frequentemente apresenta cefaleia. Ao exame, não apresenta sinais inflamatórios articulares e à palpação da inserção da musculatura suboccipital, dos epicôndilos laterais e no quadrante superior e lateral das nádegas sente dor. A velocidade de hemossedimentação é de 14 mm, a pesquisa de anticorpos antinucleares é positiva num título de 1:40, padrão pontilhado, e o fator reumatoide é negativo. Qual é o provável diagnóstico?
As fraturas do escafoide com pior prognóstico em relação à consolidação e ao desenvolvimento de complicações são as que ocorrem no:
As Vasculites são constituídas por um grande grupo de síndromes caracterizadas por inflamação e necrose da parede dos vasos sanguíneos, resultando em estreitamento ou oclusão do lúmen. Os anticorpos contra o citoplasma de neutrófilos com padrão citoplasmático, dirigidos contra a proteinase 3, uma serina protease, é mais específica para qual das doenças abaixo?
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.
Compartilhar