Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Mulher, 61 anos, apresenta-se na emergência, com dor em fossa ilíaca esquerda, há 10 dias, associada a náuseas, vômitos e febre de 38,8º. Refere outros episódios semelhantes no passado, porém com menor intensidade. Ao exame físico, apresenta-se taquicárdica, hipotensa e abdome com irritação peritoneal difusa. A radiografia simples de abdome demonstra alças distendidas de intestino delgado, níveis hidroaéreos, sem evidência de ar no reto. A contagem leucocitária é de 26000/mm³ com desvio à esquerda (8% de bastonetes). A proposta terapêutica inicial para essa paciente é:

A
realização de sigmoidoscopia de urgência para melhor elucidação diagnóstica.
B
internação hospitalar, hidratação, sondagem nasogástrica e observação.
C
enema com contraste hidrossolúvel para avaliação diagnóstica de diverticulite ou neoplasia de cólon.
D
exploração cirúrgica de urgência.
A doença carencial de maior prevalência no mundo é a que ocorre por de?ciência de Ferro. Crianças são mais acometidas devido a uma série de fatores próprios da infância, principalmente no primeiro ano de vida, fase de rápido crescimento. Assinale a alternativa que indica corretamente o período do aparecimento da carência em questão no referido período do crescimento:
O diagnóstico laboratorial de Síndrome Nefrótico em crianças é con?rmado por: I. Hipoalbuminemia. II. Proteinúria maciça. III. Hiperpotassemia. IV. Hipocolesterolemia. Assinale a alternativa correta.
Adolescente do sexo feminino, 13 anos e 6 meses, chega ao ambulatório com queixa de que “ainda não menstruou”. O exame físico é normal. Tanner: M3P2. A conduta adequada neste caso é:
Sobre a resposta metebólica ao trauma, marque a alternativa incorreta:
Compartilhar