Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Hepatologia

Paciente de 45 anos chega ao pronto-socorro com hematêmese e melena com 4 horas de duração. Apresenta diagnóstico de cirrose por vírus C com uso regular de espironolactona e furosemida. Na admissão, PA 90/60, FC 88 bpm, Fr 22 ipm. Em relação ao caso, é correto afirmar:

A
O tratamento com bloqueador de bomba de prótons reduz a chance de ressangramento de varizes esofágicas
B
O uso de propanol auxilia na parada do sangramento agudo
C
Octreotide não é tão eficaz no controle do sangramento quanto o balão de Sengstaken-Blakemore
D
A hemostasia do balão de Sengstaken-Blakemore é proporcionada pela compressão das varizes pelo balão esofágico
E
Em pacientes cirróticos com sangramento por varizes, a incidência de peritonite bacteriana espontânea aumenta, indicando profilaxia antibiótica
Baseie-se no texto a seguir para responder à questão: Um motociclista de 20 anos colide com um carro, sendo arremessado a cerca de sete metros. É feita a intubação orotraqueal no local. Na chegada ao pronto-socorro, a cânula de intubação está bem posicionada e fixada. Nota-se crepitação à palpação dos arcos costais do terço médio do hemitórax esquerdo, havendo diminuição do murmúrio vesicular em terço médio e inferior de ambos hemitórax. PA: 170 × 110 mmHg; P = 140 bpm (em membros superiores); Glasgow: 5; FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma): negativo. Pelve: estável. Membros inferiores sem pulsos arteriais palpáveis. Sem fraturas de extremidades. Principal achado nos exames de imagem que deve chamar a atenção para o diagnóstico suspeitado:
Em relação à úlcera venosa, assinale a alternativa INCORRETA.
Considere as seguintes afirmações a respeito de doenças oportunistas na AIDS. I. A ocorrência de cefaleia intensa associada ao comprometimento da visão sugere o diagnóstico de criptococose cerebral. A Punção lombar tem valor diagnóstico, prognóstico e terapêutico. O tratamento com antifúngicos sistêmicos se impõe. II. Tosse seca, dispneia progressiva e poucas alterações ao RX de tórax sugerem o diagnóstico de Pneumonia por Pneumocystis jiroveci. Uma desidrogenase láctica (DHL) sérica elevada reforça o diagnóstico. Corticosteroides estão sempre indicados, por se associarem com menor mortalidade. III. Reação de Mantoux com pápula de 6mm de diâmetro indica necessidade de investigação da ocorrência de tuberculose ativa. Na ausência de tuberculose está indicado o uso de profilaxia com isoniazida por seis meses. IV. A ocorrência de sinais neurológicos focais em paciente portador do HIV sugere o diagnóstico de Toxoplasmose cerebral. O tratamento com Sulfadiazina + Pirimetamina + Ácido folínico está indicado mesmo que não se disponha de exames radiológicos e sorológicos que confirmem a hipótese diagnóstica. Marque a opção CORRETA:
Constituem fatores precipitantes da Encefalopatia Hepática, EXCETO:
Compartilhar