Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente de 45 anos de idade, previamente hígido, chega ao pronto-socorro com quadro de tosse com escarro hemoptoico, febre, dor torácica à esquerda e anorexia há 5 dias. Realizou RX de tórax que evidenciou consolidação alveolar em lígula e no lobo inferior esquerdo, leucograma com leucocitose e ureia de 65. PA: 90 x 60 mmHg. Assinale a alternativa que contém a melhor conduta para o caso de acordo com o CURP-65.

A
Tratamento em enfermaria com uso de moxifloxacina 400 mg/dia.
B
Tratamento ambulatorial com uso de claritromicina 500 mg/dia.
C
Tratamento em UTI em uso de cefepime.
D
Tratamento ambulatorial com ceftriaxona IM.
E
Tratamento em enfermaria com penicilina cristalina.
Considerando as cardiopatias congênitas, o desenvolvimento da Síndrome de Eisenmenger pode acontecer antes da segunda década de vida se não houver diagnóstico e intervenção cirúrgica adequada em quais das cardiopatias congênitas abaixo?
A síndrome cerebral orgânica aguda ou delirium pode ser desencadeada por alguns medicamentos como:
Neonato, 1 mês de idade, nascido de parto domiciliar, é trazido ao pediatra devido à mãe observar dispneia e "palpitação". O paciente se encontra em bom estado geral, acianótico, normocorado e eutrófico. Apresenta desdobramento de segunda bulha e sopro sistólico em foco aórtico. Foi internado para investigação, sendo solicitado ecocardiograma com Doppler que confirmou Comunicação Interatrial (CIA). Assinale a alternativa incorreta:
Recém-nascido a termo, sexo feminino, grande para a idade gestacional, nascido por parto com auxílio de fórceps. Parto foi prolongado e difícil. Agora está com 24 horas de vida e está ativo e alerta. Não move seu braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro, prefere mantê-lo rodado internamente e aduzido, o antebraço está extendido, pronado e o punho está fletido. O restante do exame físico é normal. Qual das seguintes alternativas indica este cenário?
Compartilhar