Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente de 45 anos de idade, previamente hígido, chega ao pronto-socorro com quadro de tosse com escarro hemoptoico, febre, dor torácica à esquerda e anorexia há 5 dias. Realizou RX de tórax que evidenciou consolidação alveolar em lígula e no lobo inferior esquerdo, leucograma com leucocitose e ureia de 65. PA: 90 x 60 mmHg. Assinale a alternativa que contém a melhor conduta para o caso de acordo com o CURP-65.

A
Tratamento em enfermaria com uso de moxifloxacina 400 mg/dia.
B
Tratamento ambulatorial com uso de claritromicina 500 mg/dia.
C
Tratamento em UTI em uso de cefepime.
D
Tratamento ambulatorial com ceftriaxona IM.
E
Tratamento em enfermaria com penicilina cristalina.
Qual dos fatores de risco abaixo NÃO está relacionado a úlcera venosa em membros inferiores?
Um paciente do sexo masculino de 68 anos procurou o ambulatório de cirurgia vascular com queixa de claudicação intermitente em membro inferior direito ao deambular aproximadamente 250 metros. Como antecedentes o paciente apresentava hipertensão arterial sistêmica controlada com duas classes de anti-hipertensivos, tabagismo de 1 maço/dia por 40 anos e negava diabetes mellitus. Ao exame físico vascular: membro inferior esquerdo: pulso femoral 2+/4; pulso poplíteo; tibial posterior e pedioso não palpáveis; membro inferior direito: pulsos femoral; poplíteo; tibial posterior e pedioso não palpáveis; boa perfusão de ambos os membros e sem gradiente térmico. Durante esta primeira avaliação, qual o método diagnóstico mais adequado a ser utilizado?
Homem, 56a, procura Atendimento Médico devido apresentar lesão necrótica em quinto pododáctilo do pé esquerdo, associada a dor em repouso. Apresenta história pregressa de disfunção erétil, claudicação intermitente até região glútea. Ao exame físico observa-se ausência dos pulsos femorais bilateralmente. Este quadro clínico é conhecido pelo epônimo de qual cirurgião e corresponde a qual achado anatômico?
Quanto ao atendimento de vertigem e tontura no ambiente de atenção básica, é correto afirmar que:
Compartilhar