Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

Hepatologia

Paciente de 45 anos de idade, com antecedente de hepatite por vírus C, deu entrada no Pronto Socorro Municipal com queixa de piora do estado geral, redução do apetite, astenia, ganho de peso corporal de cerca de 5 kg, nos últimos 10 dias, associado a edema corporal generalizado. Sua acompanhante referiu que o paciente se encontra muito sonolento e que há três dias apresentou vômitos em borra de café e melena, sem novos episódios. O exame físico demonstrou paciente sonolento e respostas às solicitações verbais de forma insatisfatória, com abalos musculares, ausculta pulmonar com murmúrio diminuído em ambas as bases pulmonares, sem alterações cardiológicas. Icterícia 2+/4+, desidratado 2+/4+, edema de membros inferiores, além de ascite moderada, mas indolor à palpação abdominal. IMC 20 kg/m². Foi solicitada a sua internação hospitalar. Exames de admissão: Hb 11,5 / Ht 35% / leucócitos 14200 (4 bastões / 80 neutrofilos / 0 eosinofilos), Na 134 mEq/L / K 5,0 mEg/l/ Ureia 120 mg / creatinina 1,4 mg / glicose 66 mg / AST 150 / ALT 180 / bilirrubina direta 5,0 mg e indireta 0,3 mg / gasometria venosa pH 7,20 , HCO3 15 mEq/L, BE – 8 / albumina 1,8 / Urina I (EAS): densidade 1030, pH 6,0, proteína +, leucócitos 120.000, hemácias 15.000, bacteriúria moderada. FeNa <1%. Radiografia de tórax com derrame pleural em ambas as bases pulmonares. Indique a alternativa que apresenta afirmativas corretas.

A
Trata-se de um cirrótico Child B, descompensado por piora da função hepática, cuja conduta deve ser suporte clínico para doença hepática.
B
Trata-se de um cirrótico Child C, descompensado por infecção urinária, com indicação de início de antibioticoterapia e diurético em altas doses devido à disfunção renal.
C
Trata-se de um cirrótico Child C, descompensado por infecção urinária, com indicação de início de antibioticoterapia e suporte renal devido à insuficiência renal aguda pós-renal secundária à hipovolemia.
D
Trata-se de um cirrótico Child B, descompensado por sangramento digestivo, com indicação de hemotransfusão imediata.
E
Trata-se de um cirrótico Child C, descompensado por infecção urinária e sangramento digestivo, com indicação de início de antibioticoterapia e suporte renal devido à insuficiência renal aguda pré-renal secundária à hipovolemia.
Com relação às doenças respiratórias e infecciosas, julgue o item a seguir. A perda auditiva induzida por ruído, causada por agentes como ruído industrial e produtos químicos, geralmente é bilateral, possui natureza neurossensorial e, uma vez instalada, é incurável.
Sra. Clotilde, 80 anos, é submetida à cirurgia de emergência para tratamento de ruptura de aneurisma de aorta abdominal. No terceiro dia de pós-operatório queixa-se de dor de forte intensidade em flanco esquerdo e apresenta diarreia mucossanguinolenta. O diagnóstico mais provável é:
A maioria dos casos de Infecção por Vírus Respiratório (IVR) em lactentes é de pouca gravidade; entretanto um terço deles desenvolvem sinais de acometimento de vias aéreas inferiores e podem necessitar de hospitalização. Podem ser citados como determinantes da hospitalização dessas crianças: I - antecedente de prematuridade. II - exposição ambiental a numerosos agentes infecciosos, como os frequentadores de creches. III - cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica. Está (ão) correta(s):
Sobre Convulsão Febril (CF) são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) A história familiar constitui fator de risco tanto para as recorrências das CF quanto para o desenvolvimento de epilepsia. ( ) Para a maioria dos pacientes, o tratamento profilático é dispensável. ( ) Não há consenso sobre a associação entre alterações eletroencefalográficas e risco de epilepsia. ( ) As CF podem preceder síndromes epilépticas. ( ) A idade da 1ª crise se relaciona a risco de epilepsia. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar