Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

Hepatologia

Paciente de 45 anos de idade, com antecedente de hepatite por vírus C, deu entrada no Pronto Socorro Municipal com queixa de piora do estado geral, redução do apetite, astenia, ganho de peso corporal de cerca de 5 kg, nos últimos 10 dias, associado a edema corporal generalizado. Sua acompanhante referiu que o paciente se encontra muito sonolento e que há três dias apresentou vômitos em borra de café e melena, sem novos episódios. O exame físico demonstrou paciente sonolento e respostas às solicitações verbais de forma insatisfatória, com abalos musculares, ausculta pulmonar com murmúrio diminuído em ambas as bases pulmonares, sem alterações cardiológicas. Icterícia 2+/4+, desidratado 2+/4+, edema de membros inferiores, além de ascite moderada, mas indolor à palpação abdominal. IMC 20 kg/m². Foi solicitada a sua internação hospitalar. Exames de admissão: Hb 11,5 / Ht 35% / leucócitos 14200 (4 bastões / 80 neutrofilos / 0 eosinofilos), Na 134 mEq/L / K 5,0 mEg/l/ Ureia 120 mg / creatinina 1,4 mg / glicose 66 mg / AST 150 / ALT 180 / bilirrubina direta 5,0 mg e indireta 0,3 mg / gasometria venosa pH 7,20 , HCO3 15 mEq/L, BE – 8 / albumina 1,8 / Urina I (EAS): densidade 1030, pH 6,0, proteína +, leucócitos 120.000, hemácias 15.000, bacteriúria moderada. FeNa <1%. Radiografia de tórax com derrame pleural em ambas as bases pulmonares. Indique a alternativa que apresenta afirmativas corretas.

A
Trata-se de um cirrótico Child B, descompensado por piora da função hepática, cuja conduta deve ser suporte clínico para doença hepática.
B
Trata-se de um cirrótico Child C, descompensado por infecção urinária, com indicação de início de antibioticoterapia e diurético em altas doses devido à disfunção renal.
C
Trata-se de um cirrótico Child C, descompensado por infecção urinária, com indicação de início de antibioticoterapia e suporte renal devido à insuficiência renal aguda pós-renal secundária à hipovolemia.
D
Trata-se de um cirrótico Child B, descompensado por sangramento digestivo, com indicação de hemotransfusão imediata.
E
Trata-se de um cirrótico Child C, descompensado por infecção urinária e sangramento digestivo, com indicação de início de antibioticoterapia e suporte renal devido à insuficiência renal aguda pré-renal secundária à hipovolemia.
Ana Lúcia comparece ao Ambulatório de Alto Risco da Universidade Federal de Juiz de Fora com 28 semanas de gestação. Não apresenta queixas, relata boa movimentação fetal e nega perda de sangue e de líquido amniótico pela genitália. A rotina (propedêutica) de primeiro trimestre foi realizada com 10 semanas e não mostrou anormalidades. Na consulta atual, a gestante trouxe os seguintes resultados da propedêutica solicitada no segundo trimestre: hemoglobina = 12,2 g/dl; hematócrito = 37,2%; leucometria = 8900/mm3; glicemia de jejum = 110 mg/dl; TS-50 g (50 g de dextrosol; 1 hora de duração) = 157 mg/dl; VDRL = não reator; EAS e urocultura = normais. Considerando os resultados destes exames, pode-se afirmar que:
A Terapia Hormonal (TH) é, nos últimos anos, debatida em relação aos seus benefícios, mas também quanto aos riscos e contraindicações. Assinale a alternativa em que os 3 itens, independentemente de prós e contras, estão relacionados à TH.
O colo uterino possivelmente seja o órgão onde se pode conseguir o maior índice de prevenção da doença maligna. Para que isso ocorra, assinale a alternativa que NÃO encerra uma atitude pertinente com esse objetivo.
Criança de 5 anos de idade é atendida com quadro agudo de vômitos, cefaleia e febre. Ao exame, está sonolento e com rigidez de nuca. O exame do líquor: 600 células, sendo 90% de neutrófilos, proteínas de 80, glicose de 25mg%, bacterioscopia negativa. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar