Paciente de 45 anos e sem co-morbidades apresenta quadro clínico de sangramento uterino anormal há 40 dias, de forma intermitente e de média intensidade. Ao exame clínico geral apresenta palidez cutâneo- mucosa de 2+/4+, eupneica, com ritmo cardíaco regular, sopro holossistólico de 1+/6+ pressão arterial de 130x90mmHg e frequência cardíaca de 98 bpm. Ao exame pélvico apresenta útero de volume normal sangrando com eliminação de coágulos. A dosagem de hemoglobina é de 7,0g%. Diante deste quadro a conduta mais adequada é:
A
Realizar histerectomia de imediato dada a urgência do quadro clínico.
B
Administrar diariamente pílulas contraceptivas orais combinadas contendo 15 microgramas de estrogênio durante 1 semana.
C
Administrar por via oral estrogênios conjugados na dose de 2,5 mg de 6/6 horas por 24 a 48 horas e em seguida reduzir para metade a dose até a compensação hematológica.
D
Administrar pílulas contendo 0,35 mg de noretisterona diariamente por 5 dias.
Outras questões
Um recém-nascido com 25 dias de vida foi levado ao pediatra porque sua mãe notou que ele estava amarelinho. Ao exame, o bebê estava ictérico 3+/4, hidratado, eupneico, pesando 2400 g. Ele nasceu de parto vaginal, após 38 semanas de gestação, pesando 2320 g, e com Apgar 6/8. Com relação a esse caso, o pediatra deve considerar que:
Adolescente de 17 anos há 5 dias iniciou febre, odinofagia e fadiga. O exame físico revela tonsilite exsudativa com aumento e sensibilidade bilateral dos linfonodos cervicais posteriores. O baço é palpável a 3 cm abaixo do rebordo costal. O agente etiológico mais provável da doença deste paciente é:
Paciente vítima de queimadura por líquido fervente em dorso apresenta-se à sala de urgência com 20% de área corporal queimada, com queimaduras de 2º grau superficial e profundo, com flictenas íntegras e rotas. Apresenta-se lúcido, orientado, com PA: 120 x 80 mmHg, FC: 96 bpm, FR: 22 irpm, saturando a 98% em ar ambiente. Qual a conduta inicial a ser tomada?
Uma menina de 9 anos apresenta-se com edema doloroso na superfície anterior das pernas, que persiste há cerca de três dias. O exame revela nódulos eritematosos sensíveis, com 1-2 cm de diâmetro, nas superfícies extensoras das pernas. O restante do exame físico é irrelevante. Quais dos seguintes exames complementares têm probabilidade de confirmar a causa dessas nodosidades?