Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente de 45 anos, referindo dispneia de esforço e síncope ao exercício. Exame físico: pulso radial de 80 bpm e digitiforme; PA = 100 x 70 mmHg; AC= RCR 3T(B4), sopro mesossistólico em borda esternal esquerda, que aumenta de intensidade com a posição supina e reduz com o acocoramento. Qual a etiologia?

A
Tetralogia de Fallot.
B
Estenose subaórtica tipo fixo.
C
Cardiomiopatia hipertrófica.
D
Prolapso valvar mitral.
E
Estenose aórtica.
Um paciente de dois anos chega ao consultório com relato de tosse e febre alta há 48 horas. Qual(ais) dos achados abaixo ele deve apresentar, para que se suspeite de pneumonia?
Um RN de 39 semanas nasce com apneia e não responde à aspiração aos primeiros passos de reanimação (aquecimento, secagem, posicionamento e aspiração de vias aéreas), acompanhada de cianose central e FC=40bpm. Assinale a conduta correta nessa situação.
Homem, 45 anos de idade com erupção cutânea e dor em pequenas articulações, há 1 ano. Refere hipertensão arterial controlada e que o pai apresentava alterações cutâneas semelhantes. Após o exame dermatológico, suspeitou-se de psoríase. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar:
Qual a causa de meningite no período neonatal (0 a 28 dias de vida)?
Compartilhar