Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente de 45 anos, referindo dispneia de esforço e síncope ao exercício. Exame físico: pulso radial de 80 bpm e digitiforme; PA = 100 x 70 mmHg; AC= RCR 3T(B4), sopro mesossistólico em borda esternal esquerda, que aumenta de intensidade com a posição supina e reduz com o acocoramento. Qual a etiologia?

A
Tetralogia de Fallot.
B
Estenose subaórtica tipo fixo.
C
Cardiomiopatia hipertrófica.
D
Prolapso valvar mitral.
E
Estenose aórtica.
Considere a situação onde você seja um gestor de saúde e esteja planejando ações estratégicas de prevenção e promoção de saúde em sua comunidade. É necessário saber a prevalência dos principais fatores nocivos à saúde. Dentre os fatores nocivos a saúde abaixo, assinale o mais prevalente em grandes cidades do Brasil:
Assinale a opção que contempla fatores predisponentes para o deslocamento prematuro da placenta (DPP):
Escolar de seis anos, sexo masculino, é levado à consulta devido o quadro de claudicação. Mãe relata que seu filho apresentou episódio de resfriado há 10 dias e que não notou nenhuma outra anormalidade. Exame físico: a febril, bom estado geral, dor e limitação de movimentos do quadril direito. A hipótese diagnóstica mais provável é:
O LDL colesterol pode ser mensurado pela fórmula de Friedewald ou diretamente no plasma. Em quais das situações clínicas abaixo a fórmula pode ser aplicada com boa precisão?
Compartilhar