Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente de 45 anos, referindo dispneia de esforço e síncope ao exercício. Exame físico: pulso radial de 80 bpm e digitiforme; PA = 100 x 70 mmHg; AC= RCR 3T(B4), sopro mesossistólico em borda esternal esquerda, que aumenta de intensidade com a posição supina e reduz com o acocoramento. Qual a etiologia?

A
Tetralogia de Fallot.
B
Estenose subaórtica tipo fixo.
C
Cardiomiopatia hipertrófica.
D
Prolapso valvar mitral.
E
Estenose aórtica.
O diagnóstico de alergia respiratória é feito normalmente através de:
Mulher de 68 anos, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão arterial e ex-tabagista tem achado incidental de aneurisma da aorta abaixo da emergência das artérias renais com diâmetro máximo de 5,5cm. É assintomática com relação ao aneurisma. Realiza atividades domésticas sem auxílio. Qual a conduta recomendada neste caso?
Dorival, 68 anos, em pré-operatório de carcinoma bem diferenciado localizado no colo esquerdo. História de colonoscopia há dez anos, com remoção de pólipo de 1 cm de diâmetro. Seu irmão mais velho foi operado de câncer no colo aos 80 anos. Tem história prévia de trombose venosa profunda fêmoro-poplítea direita há 10 anos após fratura de ossos de perna e imobilização com aparelho gessado. O ecodoppler venoso recente mostra total recanalização do sistema venoso profundo direito, com discreto refluxo na veia femoral superficial. A heparina de baixo peso molecular devera ser utilizada em dose:
Em relação ao uso de substâncias psicoativas, qual a alternativa correta?
Compartilhar